quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Christopher Marlowe

(1564-1593)

Nascido no mesmo ano que Shakespeare , Christopher Marlowe objetivava  tornar-se o primeiro grande poeta da segunda grande época do teatro. Sua vida, bem como a vida de seus personagens, seria curta e violenta.

Filho de um sapateiro, Marlowe frequentou a Escola do Rei, em Canterbury e o Corpus Christi College, onde tornou-se Bacharel em Artes em 1584 e concluiu seu mestrado três anos depois. De acordo com registros da universidade, Marlowe desapareceu freqüentemente durante seus últimos anos na escola, superando o número de faltas permitidas por lei e assim  colocando a sua licenciatura em perigo. 

Aparentemente, grande parte desse tempo foi gasto em Rheims entre os católicos que estavam conspirando contra o regime protestante da Rainha Elizabeth. Por causa de suas faltas e do fato de que ele se recusou a tomar ordens sacras, a universidade se recusou, por um tempo, a conferir sua licenciatura, mas as autoridades intervieram, e o grau acabou por ser concedido.

Embora não possamos ter certeza, Marlowe pode ter lutado nas guerras no Sul do país após a graduação. O que podemos ter certeza é que ele se estabeleceu em Londres em 1587 e começou sua carreira como dramaturgo. O jovem poeta mergulhou em um círculo social que incluía figuras literárias como Sir Phillip Sidney e Sir Walter Raleigh. Ele dividia o quarto com o colega dramaturgo Thomas Kyd e muitas vezes foi visto freqüentando as tabernas de Londres. Sua aparência magnífica, impulsividade e trajes logo se tornaram o assunto da cidade.

Motivado por este estímulo intelectual, Marlowe escreveu Tamerlão , o primeiro texto notável Inglês em verso branco. O drama elisabetano tinha atingido o sopé e começava a sua ascensão final, quando Marlowe entrou em cena. Tudo o que era necessário era um salto ousado, como ninguém até então ousara ou foi capaz de fazer - e Marlowe estava determinado a dar esse salto.

Ele tinha a vantagem de ter suas peças apresentadas pela empresa do senhor almirante. Enquanto seus contemporâneos estavam observando seu trabalho realizado pelos meninos da igreja, Marlowe viu seus dramas encenados por homens de extremo talento, como Edward Alleyn.

Marlowe invocou o mundo, a carne e o diabo magnificamente em peças como Dr. Fausto, O Judeu de Malta, e Edward II . O jovem poeta, no entanto, não tinha nem riqueza, nem posição, e a disparidade entre seus sonhos e a realidade de sua situação começou a pesar sobre ele. Ele cresceu mais e mais inquieto e, profundamente irritados, até mesmo seus amigos começaram a perder a paciência com ele.

Em 1593, depois de apontar o que ele considerava ser inconsistências na Bíblia, Marlowe caiu sob suspeita de heresia. Seu companheiro de quarto, Thomas Kyd , foi torturado para fornecer provas contra ele, mas antes que pudesse ser levado perante o Conselho Privado, aos vinte e nove anos de idade o poeta foi encontrado morto na taverna de Dame Eleanore Bull, em Deptford. 

Em 30 maio de 1593, ele tinha ido à taberna para jantar com alguns amigos. De acordo com testemunhas, houve uma discussão sobre o projeto de lei e Marlowe sacou sua adaga e tentou atingir outro homem que, defendendo-se, enfiou a adaga no olho do jovem poeta, ferindo-o mortalmente. Há razões para acreditar, porém, que Marlowe pode ter sido deliberadamente provocado e assassinado a fim de evitar sua prisão. Se ele tivesse sido levado perante o Conselho Privado, ele poderia ter implicado homens de importância, como Raleigh.

A contribuição de Christopher Marlowe para o drama, no entanto, foi completa. Ele havia colocado a alta poesia em seu legítimo lugar no palco e nos deixou personagens tão ardentes e apaixonados como o seu criador, preparando o caminho para um poeta ainda maior do que ele próprio - William Shakespeare .
____________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário