quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Festival de Avignon

Fundado em 1947 por Jean Vilar, o Festival de Avignon é uma das grande manifestações internacionais do espectáculo vivo contemporâneo, acolhendo anualmente, em Julho, um vasto público de todas as gerações (mais de 130.000 entradas) em redor de uma quarentena de obras de teatro, dança, bem como de artes plásticas ou música.

Avignon cidade-teatro

Fórum a céu aberto onde os espectáculos tomam vida, tendo por epicentro o Corredor de Honra do Palácio dos Papas, onde esteve em cena A Tragédia do Rei Ricardo II de Shakespeare por Jean Vilar durante a 1ª edição do Festival, Avignon transforma-se ano após ano, durante um mês durante, numa vila-teatro, fazendo uma metamorfose do seu rico patrimônio arquitetônico para dar lugar a representações majestosas e inebriantes.

Os “artistas associados” ao Festival

Dar lugar à criação contemporânea permanece cada vez mais ao centro das prioridades do Festival e da sua programação, e, na verdade, de toda a sua riqueza. A direção artística associa desde 2004 um ou dois artistas, coreógrafo, encenador, guionista, ator, dançarino, etc., na preparação de cada edição. Antes de apresentar o programa, os diretores se comunicam com os “artistas associados”, conferindo em cada ano ao Festival uma sensibilidade, um olhar diferente sobre a arte do palco.

O Festival OFF de Avignon

Para além da programação oficial, o Festival OFF de Avignon permite igualmente a participação de milhares de companhias de uma centena de lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário