quarta-feira, 9 de abril de 2014

Fórum Shakespeare BH oferece oficinas gratuitas com renomados diretores internacionais

O evento, que será realizado entre os dias 30 de abril e 05 de maio, no CCBB conta com programação que reúne oficinas, debates e exposição fotográfica. As inscrições para as oficinas na capital mineira já estão abertas.

A capital mineira irá sediar entre os dias 30 de abril e 05 de maio uma programação inteiramente dedicada as comemorações dos 450 anos de nascimento de William Shakespeare, um dos maiores nome do teatro e da literatura mundial. Grandes nomes da academia e do teatro nacional e internacional estarão reunidos na capital mineira para explorar e repensar o legado do dramaturgo mais famoso do mundo sob a ótica da realidade brasileira. O evento irá contar com uma série de atividades gratuitas, abertas ao público, como exposição fotográfica, palestras, mesa-redonda, além de oficinas e seminários voltados para atores, diretores, estudantes universitários, professores e pesquisadores.

Por meio das artes teatrais e do uso de textos clássicos do bardo, o Fórum – que já aconteceu no CCBB Rio em 1995 e 1997 – pretende inspirar artistas e plateias com um programa intenso, criativo e contemporâneo, que busca o aprimoramento de conhecimentos, a capacitação dos profissionais do teatro e educação, analisando por que a obra de Shakespeare segue tão atual. Atores e diretores da Royal Shakespeare Company (RSC), uma das mais influentes companhias teatrais do mundo, e professores da Queen Mary University of London (QMUL), considerada em 2013 a mais importante universidade britânica em Artes Dramáticas1, irão participar dos eventos públicos e liderar uma série de oficinas.
Quarenta atores e diretores serão selecionados para participar das oficinas artísticas ministradas pela atriz, diretora e escritora Jo Kukathas, The Instant Café Theatre Company (Malásia) e Helen Leblique, Preparadora Associada da Royal Shakespeare Company (Reino Unido). As inscrições começaram nesta segunda-feira, dia 24/03 e deverão ser realizadas no site http://www.peoplespalaceprojects.org.uk/projects/shakespeare-forum-2014/. Elas encerram-se no dia 13 de abril, às 23h59. O resultado será divulgado no dia 18/04.

Sobre Jo Kukathas e sua oficina

Jo Kukathas é atriz, escritora e diretora de origem malaia, conhecida pelo seu trabalho de teor político e por suas comédias satíricas. Seu trabalho reflete a diversidade étnica, religiosa e cultural da Malásia e as tensões que existem no país. Sua montagem de Sonho de Uma Noite de Verão, produzida em colaboração com uma companhia de dança clássica indiana, conduziu a plateia por um sonho hindu perdido nas florestas do tempo e da modernidade. Em O Mercador de Veneza, Jo explorou as tensões raciais e religiosas representando Shylock num mundo de imigrantes chineses, Antônio pertencendo à cultura malaia muçulmana, e ambos em conflito com o mundo hedonista da juventude. Em Noite de Reis, ela colocou uma banda de rock tocando ao vivo no palco. Seu trabalho de escopo internacional inclui a direção de The Island in Between, de sua autoria, produzida com designers e atores da Malásia e do Japão. Ela também participou de uma colaboração de 3 anos entre escritores e diretores da Indonésia, Tailândia, Singapura, Filipinas e Malásia, que criaram o complexo espetáculo multilinguístico Hotel Grand Asia, em Tóquio. Ela tem especial interesse em dirigir trabalhos escritos em diversos idiomas e que problematizam questões de gênero. Ela já atuou como MacBeth e Mercutio – e como vários outros personagens masculinos e femininos, em diversas produções. Seu trabalho foi visto na Austrália, Japão, Nova Iorque e Singapura. Seu pai foi responsável por lhe apresentar Shakespeare, quando ela se encantou pelo trabalho do bardo, aos oito anos de idade.

Oficina Shakespeare, xamã e mágico

Magia, imaginação, xamanismo e os tolos e os loucos de Shakespeare. O teatro malaio tem em suas raízes as práticas de cura xamã e a noção de que o teatro é o mundo real virado de cabeça para baixo. As mulheres interpretam príncipes, os tolos são sábios, e o mundo das sombras (ou wayang kulit) é a cena que assistimos. O workshop irá explorar o mundo revirado dos loucos e sábios de Shakespeare, dos tolos que falam a verdade desafiando o poder, e dos homens e mulheres que vivem à beira da loucura. O que está por trás de suas palavras selvagens? O quanto o teatro pode virar o mundo de cabeça para baixo? O quão subversiva é a imaginação? Qual mágica áspera Shakespeare pode oferecer ao teatro contemporâneo? O literal triunfou sobre a imaginação em nosso teatro contemporâneo? Por que precisamos de metáforas mais do que nunca? E o que os tolos estão realmente dizendo?

Sobre Helen Leblique e sua oficina

Helen é formada em Inglês e Literatura pela Warwick University e concluiu mestrado em Encenação de Shakespeare na Exeter University. Ela trabalha como educadora na Royal Shakespeare Company (RSC) e também no Shakespeare’s Globe, além de ministrar workshops sobre Shakespeare internacionalmente. Entre as peças que dirigiu estão: The Man Who Pays the Piper, Trifles, Playgoers, The Twelve Pound Look, uma leitura ensaiada de Up the Duff (no Orange Tree Theatre); Deathtrap, Lettice and Lovage, Table Manners and Round and Round the Garden (no Sheringham Little Theatre); Sonho de Uma Noite de Verão, Muito Barulho Por Nada (no Clifftown Theatre, East 15 Acting School); Pink (uma leitura ensaiada na Royal Shakespeare Company); e The Price (também na RSC, Hampstead Studio). Como Assistente de Direção, Helen trabalhou na Royal Shakespeare Company por três anos, com David Farr em Conto de Inverno, Michael Boyd em Antonio e Cleópatra, Anthony Neilson em The Drunks, e Roxana Silbert em Little Eagles. Outros trabalhos como Assistente de Direção, incluem: Far From the Madding Crowd, (English Touring Theatre); War and
Peace (Shared Experience); The Madras House, Major Barbara, The Pirates of Penzance, The Tragedy of Nan (Orange Tree Theatre); e Hysteria (Northcott Theatre, Exeter).

Oficina Shakespeare, Shakespeare, o mundo é um palco.

Explorando discursos, diálogos e cenas, o workshop busca revelar as dicas de performance que Shakespeare dá aos atores em seus textos. Através de exercícios simples, porém extremamente eficazes, os participantes irão experimentar as palavras do autor de maneira visceral, descobrindo como se conectar intimamente com os pensamentos e sentimentos dos personagens que interpreta. O encontro explora técnicas que abrem um caleidoscópio de possibilidades para interpretar as cenas escritas pelo autor. Experiência prévia com sua obra não é necessária, venha apenas com a mente aberta, energia e vontade de fazer das palavras de Shakespeare, as suas.

O Fórum Shakespeare é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e do Ministério da Cultura com produção da People’s Palace Projects e People’s Palace Projects do Brasil. O Fórum faz parte do programa Transform, do British Council, e conta com o apoio do Arts Council England, Queen Mary University of London, The University of Warwick e da Fundação Nacional de Artes - Funarte.


Serviço:

Fórum Shakespeare BH recebe inscrições para oficinas gratuitas com Jo Kukathas(The Instant Café Theatre Company ) e Helen Leblique(Royal Shakespeare Company)

Período: 30 de maio a 05 de abril

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários / Belo Horizonte – MG

Oficina Shakespeare, xamã e mágico, com Jo Kukathas

Período: de 1º a 4 de maio (quinta a domingo)

Horário: das 9h às 13h

Oficina Shakespeare, Shakespeare, o mundo é um palco, com Helen Leblique

Período: 01 a 04 de maio (quinta a domingo)

Horário: das 14h às 18h

Inscrições e regulamento: http://www.peoplespalaceprojects.org.uk/projects/shakespeare-forum-2014/

As inscrições ficarão abertas até às 23h59, do dia 13/04. O resultado da seleção será divulgado até o dia 18/04.


Nenhum comentário:

Postar um comentário