quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Teatro/CRÍTICA

"As bodas de Fígaro"

..............................................................
Deliciosa versão de obra-prima



Lionel Fischer




"Ambientada no castelo do conde e da condessa de Almaviva, a história se passa no dia do casamento dos criados Fígaro e Suzana. A felicidade dos noivos está ameaçada com o 'direito de pernada' ou 'o direito da primeira noite', que permitia ao senhor feudal usufruir do leito de suas criadas antes de seus maridos. Para manter Suzana longe dos assédios de seu patrão, Fígaro precisa colocar em prática uma série de artimanhas, provocando mal-entendidos, situações cômicas e revelações inesperadas".

Extraído do release que me foi enviado, o trecho acima sintetiza o enredo de "As bodas de Fígaro", de Beaumarchais, magistralmente transformada em ópera homônima por Mozart. A partir da peça e da ópera, o diretor Daniel Herz e o ator Leandro Castilho criaram um dos melhores musicais da atual temporada.

Em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, a montagem traz no elenco Leandro Castilho (Fígaro), Carol Garcia (Suzana), Ernani Moraes (Conde de Almaviva), Solange Badim (Condessa de Almaviva), Tiago Herz (pajem Cherubino), Claudia Ventura (governanta Marcelina), Ricardo Souzedo (Dr. Bartholo), Alexandre Dantas (Professor Basílio), Adriano Saboya (jardineiro Antonio) e Carolina Vilar (Fanchette, filha de Antonio).

Sátira deliciosamente crítica dos costumes da nobreza européia do século XVIII, a presente versão reúne um grande número de méritos, a começar pela proposta de abrasileirar as composições de Mozart, sem que isso desfigure a beleza das partituras originais - tal feito merece ser destacado com todo o entusiasmo, e o diretor musical Leandro Castilho demonstra aqui que é possível se apropriar da obra de um gênio com respeito, sem dúvida, mas sem renunciar a uma mais do que salutar irreverência.

Mas vamos aos outros méritos. A direção de Daniel Herz encontrou um tom perfeitamente adequado ao texto, impondo à cena uma dinâmica que transita pela farsa e pelo pastelão, com uma agilidade que lembra a dos vaudevilles. Sob todos os pontos de vista, aqui Daniel Herz materializa um de seus melhores trabalhos como encenador.

No tocante ao elenco, que canta maravilhosamente e executa com precisão uma série de instrumentos - piano, flauta, viola caipira, saxofone e acordeão, além de variados instrumentos de percussão - gostaria de destacar, antes de mais nada, a unidade do conjunto e a alegria que todos demonstram de estar em cena realizando um projeto em que acreditam totalmente. Isto posto, vamos a cada um.

Leandro Castilho valoriza ao máximo a esperteza de Fígaro, sendo igualmente de ótimo nível seu trabalho corporal. Carol Garcia faz uma Suzana hilariante, desleixada fisicamente e também em termos vocais nas partes faladas - mas quando canta, a atriz me parece capaz de seduzir todos os anjos. Ernani Moraes, com sua vulcânica presença, compõe de forma exemplar o lamentável sedutor e enfurecido corno. Tiago Herz convence plenamente na pele do suave e ingênuo pajem.

Com relação a Solange Badim e Claudia Ventura, sem dúvida duas das melhores atrizes de sua geração, ambas estão absolutamente impecáveis nas personagens que interpretam: a primeira, irresistível na exibição dos furores inerentes àquelas que jamais têm satisfeitas suas ânsias lúbricas; a segunda, deliciosamente divertida com suas invejas e intrigas. Ricardo Souzedo, Adriano Saboya e Carolina Vilar extraem o que é possível de papéis com menores oportunidades, com Alexandre Dantas compondo muito bem o professor Basílio e mais adiante arrancando gargalhadas interpretando um personagem (cujo nome não recordo) que padece de assombrosa gagueira.  

No complemento da ficha técnica, considero brilhantes as contribuições de todos os profissionais envolvidos nesta maravilhosa e mais do que oportuna empreitada teatral - Bárbara Heliodora (tradução), Leandro Castilho (adaptação), Aurélio de Simoni (iluminação), Nello Marrese (cenografia), Antonio Guedes (figurino), Guedes e Junior Leal (visagismo) e Márcia Rubin (direção de movimento).

AS BODAS DE FÍGARO - Texto de Beaumarchais. Direção de Daniel Herz. Com Leandro Castilho, Solange Badim e grande elenco. Casa de Cultura Laura Alvim. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário