quinta-feira, 25 de maio de 2017

Teatro/CRÍTICA

"Minha vida em Marte"

..............................................................................
Olhar acurado sobre o universo dos afetos


Lionel Fischer


Em "Os homens são de Marte...e é pra lá que eu vou", Fernanda procurava desesperadamente encontrar o grande amor. Agora a personagem está de volta, só que casada há oito anos com Tom e mãe de Joana, de cinco anos. Mas o tão almejado objetivo passa por uma crise: Fernanda não está conseguindo lidar com algumas questões que inevitavelmente surgem em uma longa relação. E então recorre à terapia de grupo, onde expõe variados assuntos de sua intimidade, ao que parece ainda acreditando que os problemas podem ser sanados.

Eis, em resumo, o contexto de "Minha vida em Marte", de autoria de Mônica Martelli, em cartaz no Teatro dos Quatro. A atriz volta a encarnar a personagem, estando a direção do espetáculo a cargo de Susana Garcia.

Como todos sabemos, da mesma forma que é impossível levar um barco sem temporais, só alguém possuidor de extrema ingenuidade pode acreditar que um longo relacionamento jamais sofrerá qualquer abalo. No entanto, há abalos e abalos. Alguns superáveis, outros não. Às vezes o barco pode seguir seu curso, ainda que meio avariado. Mas às vezes o naufrágio é inevitável. 

E se isso acontece, o que se pode fazer para retomar o leme da própria vida? Como seguir adiante quando a ilusão de que o amor seria eterno já se desfez completamente? Como evitar a sensação de fracasso, mesmo que o casamento tenha tido ótimos momentos? Como banir a falsa impressão de que o outro (a) levou consigo o que de melhor possuíamos e que agora estamos vazios, e portanto incapazes de gerar interesse? 

Desconheço a trajetória amorosa de Mônica Martelli. Mas acredito que muito do que viveu esteja presente neste delicioso texto, afora passagens certamente inventadas. Mas o que importa ressaltar é a sua capacidade de mergulhar profundamente no universo dos afetos, ora priorizando o humor, ora permitindo que a dramaticidade prevaleça. 

Em dados momentos, Fernanda exibe um furor em tudo semelhante ao das grandes tempestades. Em outras passagens, a carência e a desproteção a convertem em uma adolescente atribulada e atônita. E é essa permanente alternância de climas emocionais que tornam Fernanda tão humana, tão próxima de todos nós. E se porventura alguém não se identificar com o que é exibido, certamente é porque nunca foi ou não está casado...

Com relação ao espetáculo, Susana Garcia impõe à cena uma dinâmica em total sintonia com o material dramatúrgico. Valendo-se de marcações criativas e imprevistas, a encenadora contribui de forma decisiva para a máxima valorização de todas as questões contidas no texto. Além disso, exibe o mérito suplementar de haver contribuído para a ótima performance da atriz. Possuidora de grande carisma, forte presença cênica, impecável domínio vocal e corporal, e dotada de um tempo de comédia realmente admirável, Mônica Martelli é uma atriz completa, e vê-la em cena constitui um verdadeiro privilégio. 

Na equipe técnica, considero irretocáveis as contribuições de todos os profissionais envolvidos nesta divertida e emocionante empreitada teatral - Flávio Graff (cenografia), Marcella Virzi 
(figurino), Maneco Quinderé (iluminação) e Marcia Rubin (direção de movimento).

MINHA VIDA EM MARTE - Texto e interpretação de Mônica Martelli. Direção de Susana Garcia. Teatro dos Quatro. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h.







   

4 comentários:

  1. Texto e interpretação maravilhosos!!!!!! Nota 10000

    ResponderExcluir
  2. Que texto delicado, gente!

    Obrigada por isso, Lionel.

    Acompanho suas críticas há algum tempo (durante o ano de 2015 e parte de 2016 fui colunista de crítica teatral e era uma inspiração) e dessa vez gostaria convidá-lo para prestigiar o espetáculo que faço parte com seu olhar e suas palavras (cujo nome é "Eu vou aparecer bem no meio do seu sonho", um site-specific itinerante pelas ruínas do prédio que abrigava a antiga biblioteca popular de Santa Teresa).

    Tem algum e-mail que possa entrar em contato compartilhando informações sobre a peça?

    Agradeço desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,

      te agradeço as palavras tão gentis. meu e-mail é lionelfischer54@hotmail.com

      beijos,

      eu

      Excluir