quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O premiado diretor de teatro, ópera e cinema, radicado em Los Angeles há 16 anos, 
Gulu Monteiro
estará no Brasil para oficina de 32h de sua técnica chamada 
EDP “Emotional Distancing Phenomenon” 
(Fenômeno do Distanciamento Emocional). 
E nesta sexta-feira, às 20h, 
estará no Teatro O Tablado 
para falar sobre seu trabalho e tirar dúvidas quanto a oficina.



Esta técnica é amplamente usada por atores de cinema, teatro e TV de Hollywood e motivo de estudo por um dos maiores neurocientistas de nossa era, professor Antonio Damasio, considerado pela revista francesa Sciences Humaines como uma das 50 mentes mais brilhantes dos últimos 200 anos. Os estudos sobre o Fenômeno do Distanciamento Emocional de Gulu Monteiro serão conduzidos no Instituto do Cérebro e da Criatividade (Brain and Creativity Institute), construído para as pesquisas de Damasio no coração do campus da USC (Universidade do Sul da Califórnia), em Los Angeles e será o pano de fundo de um documentário dirigido por Gulu sobre os estudos de Antonio Damasio que revolucionaram a neurociência nos últimos 20 anos.

Em Paris, estão criando uma escola para formação de atores profissionais usando exclusivamente a técnica de Gulu Monteiro, que permite aos atores e atrizes, experimentar as emoções de seus personagens, mesmo que devastadoras e traumáticas, sem prejudicar seu equilíbrio psico-mental.

É algo inovador e recomendado pelo maior coach de atores de Hollywood, Larry Moss, que já guiou Leonardo DiCaprio, Helen Hunt, Hilary Swank, Sutton Foster, Michael Clarke Duncan, Hank Azaria, Jim Carrey, Tobey Maguire entre outros.

----------

“Gulu usa os atores de forma extraordinária. Ele os desafia, não tem nada sobrando no jogo. Tem tantas mudanças, tanto comprometimento dos atores com seus personagens, que eles não têm tempo para pensar, eles estão simplesmente ocupados em agir. Sander Maisner, meu primeiro professor, dizia: emoções são o fazer ativo e é isso que eu vejo no trabalho de Gulu” – conta Larry Moss.


O diretor de Star Wars – O Império Contra Ataca, Irving Kershner, recomenda a técnica EDP: “Eu sou impressionado do uso que o Gulu faz dos atores em suas magistrais encenações e performances."


O ator brasileiro Rodrigo Santoro, que vive em Los Angeles, está atualmente em formação com a técnica do Fenômeno do Distanciamento Emocional e atesta "Gulu trabalha incentivando o ator a estimular sua criatividade, descobrindo a personagem através do corpo e não deixando o racional interferir no processo. É uma valiosa experiência de Imersão conduzida com muita sensibilidade"

---------


Para aplicar à seleção de participação, é necessário escrever uma carta de intenções para o e-mail: edpgulu@gmail.com


As aulas serão ministradas no Jardim Botânico/Horto.

Mais informações no site www.charbuild.com

----------

ENCONTRO COM GULU NO TABLADO:
Sexta-feira, 20/10, às 20H.
Entrada franca.




Julia Carrera

O TABLADO
Avenida Lineu de Paula Machado, 795, Lagoa 
CEP: 22470-040 - Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário