segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Não acredito...

A mãe

A tabuleta do Royal Teatro, de Cascadura, anunciava a representação do drama Mãe, de José de Alencar. Não tendo visto a dita tabuleta, um velhote que passava perguntou ao ator Joaquim Jacarandá, que estava à porta do teatro:
- Cavalheiro, qual a peça que a companhia representa esta noite?
- A Mãe -, retrucou o ator.
- A sua, seu cachorro! A sua! - e o velhote foi-se embora, enfurecido.

Incapacidade

Durante a Primeira Guerra Mundial, o comediante Will Rogers apresentava um monólogo nas Ziegfeld Folies. Então, uma mulher muito feia gritou da platéia:
- Por que você não está no Exército?
Rogers deu um tempo para que todos pudessem ver bem a tal senhora e respondeu, calmamente:
- Pelo mesmo motivo que a senhora não está nas Folies: incapacidade física...

Francesas

Durante uma recepção mundana, Josefine Baker conversava com o general Larerinat.
- É deprimente ver tanto luxo - disse o general. Sabe que as despesas da mulher francesa atingem o dobro do orçamento militar?
- Não duvido - respondeu a grande bailarina. Mas não se esqueça, general, de que as mulheres francesas fazem muito mais conquistas do que o exército.

Não senta

No drama As Duas Órfãs, que a Companhia Jacinto Heler apresentava no teatro Lucinda, no Rio, a atriz Luísa de Oliveira, deixando-se cair debulhada em lágrimas sobre um divã, ao invés de dizer “Ah! senhor Conde, meu sofrimento é ATROZ!”, disse certa noite: “Ah! senhor Conde, meu sofrimento é ATRÁS!”.
Da geral, um gaiato gritou:
- Então não senta, Condessa...

Non tropo

O famoso baixo Chaliapine, que morreu em 1938, conservou até os últimos momentos seu humor e presença de espírito. Pouco antes de fechar os olhos para sempre, foi submetido a uma transfusão de sangue pelos médicos Abrami e Perlier. Em seguida, Perlier perguntou ao moribundo:
- E então? Como se sente agora?
- Alegro - retrucou o artista. Ma non tropo...

Cavalo

Eugene Scrib recebeu uma carta de um desconhecido que lhe oferecia razoável quantia para com ele colaborar em igualdade no próximo drama do escritor. Scrib quis dar uma lição no atrevido e respondeu-lhe: “Não tenho por hábito atrelar ao mesmo veículo um burro e um cavalo”.
O desconhecido replicou imediatamente, em nova carta:
“Lamento sua recusa de me ligar ao seu destino literário. Todavia, não me parece que isso lhe dê o direito de me considerar um cavalo”.
Scrib achou muita graça e divulgou a história.

Veneno

O tenor Bergamaschi, então no Teatro República, do Rio, fez a seguinte exigência ao empresário Gomes da Silva:
- Caro “dottore”, amanhã só canto a Traviata se a ceia for a valer, “capisce”?
- Perfeitamente, caríssimo “tenore” - retrucou Gomes da Silva. Mas já que só assim quer interpretar seus papéis, fica prevenido de que depois-de-amanhã terá que entrar em Lucrédia Borgia, “capisce”? E o veneno vai ser a valer!

Marteladas

Bernard Braden - ator canadense - interrompeu um dos ensaios de Othelo, na Broadway, para investigar a origem de umas marteladas que vinham do corredor de entrada da caixa do teatro. Encontrou o porteiro afixando o seguinte aviso:

SILÊNCIO ENQUANTO DURAREM OS ENSAIOS

(Artigo publicado na revista Cadernos de Teatro nº 155)

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