sexta-feira, 13 de março de 2009

Múltipla Escolha 1



1) Embora não se possa precisar o momento e as circunstâncias exatas que marcaram o nascimento do Teatro, consta que ele se deu em Atenas, a mais importante cidade-Estado da Grécia, no século VI a.C. Como terá sido?

a) O tirano Sólon reuniu convidados e dramatizou um de seus poemas
b) Guerreiros alcoolizados improvisaram um jogral para festejar uma conquista
c) Numa carroça que simulava um altar, Téspis disse: “Eu sou Dionísio”
d) O Teatro não surgiu em Atenas e sim na Turquia
e) Nenhuma das respostas anteriores

2) Segundo Aristóteles (384-322 a.C), ao assistirem às tragédias gregas os espectadores experimentavam a catarse, por ele definida como:

a) Forte dor no estômago, seguida de vômitos
b) Vontade de reatar antigos relacionamentos
c) Ímpeto de regressar à casa cantando e dançando
d) Incontrolável desejo de romper com a família
e) Nenhuma das respostas anteriores

3) A comédia tem sua origem na parte mais alegre do ditirambo. O que era isto?

a) Evento precurssor dos futuros programas de calouros
b) Cântico improvisado das primitivas procissões dionisíacas
c) Cantoria com que as prostitutas pretendiam atrair clientes
d) Coro nupcial para festejar bodas ao ar livre
e) Nenhuma das respostas anteriores

4) No século V (d.C), com a expansão do Cristianismo, a Igreja tomou uma atitude drástica com relação aos atores, inconformada com o que chamava de licenciosidade das comédias populares. Que atitude foi esta?

a) Impediu que os atores fossem ouvidos em confissão
b) Obrigou os atores a rezarem em voz alta antes dos espetáculos
c) Excomungou todos os atores
d) Avisou aos atores de que iriam para o inferno
e) Nenhuma das respostas anteriores

5) À medida que o Império Romano sucumbia e a Igreja cada vez mais adquiria o monopólio da educação, cantores e comediantes passaram a se movimentar nos mesmos círculos, praticamente tornando-se indistintos. Nesse momento, por volta do século VII (d.C), surgiu uma figura importantíssima para o teatro. Qual foi?

a) O menestrel
b) O contra-regra
c) O contador de lendas
d) O bobo da corte
e) Nenhuma das respostas anteriores

6) Por volta do século XII (d.C), os Auto Sacramentais começaram a ser montados nas praças, em carroções, nos quais se armavam complicados cenários e engenhosos maquinismos. Com que finalidade?

a) Desviar a atenção do povo, apavorado com a peste negra
b) Estimular o ofício de carpinteiro, essencial para o sucesso do evento
c) Proporcionar a ilusão de milagres e aparições de santos e diabos
d) Impedir as pessoas de ficarem em casa entregues ao ócio e à libertinagem
e) Nenhuma das respostas anteriores

7) A Lope de Vega (1562-1635) se deve o estabelecimento das fórmulas do que ficou conhecido como Comedia Nueva (Comédia Nova). Que novidades eram estas?

a) Reduziu a três o número de atos
b) Fundiu os elementos trágicos e cômicos
c) Dinamizou a ação e a intriga
d) Repeliu as unidades aristotélicas de tempo e lugar
e) Todas as respostas anteriores estão corretas

8) A commedia dell’arte vulgarizou a trama, as intrigas e as situações, aproveitando máscaras e trajes carnavalescos e os grandes recursos da pantomima popular. E fez do ator o principal elemento do espetáculo, porque lhe facultava infinita liberdade para improvisar. Você poderia apontar algumas características do gênero?

a) Os atores deviam seguir achados cômicos (lazzi)
b) Os atores eram obrigados a respeitar roteiros básicos (canovacci)
c) Todos os intérpretes tinham que tocar pelo menos um instrumento
d) Os diálogos eram alterados de acordo com a fantasia do momento
e) Três ítens acima estão corretos

9) William Shakespeare (1564-1616) escreveu diversas obras-primas, dentre elas uma que tem, como um de seus principais temas, a intolerância. Qual delas seria?

a) Macbeth
b) A Tempestade
c) As Alegres Comadres de Windsor
d) Hamlet
e) Romeu e Julieta

10) Um dos maiores comediógrafos de todos os tempos, Molière (1622-1673) não raro despertava a fúria dos censores da época. Por quê?

a) Usava em demasia palavras de baixo calão
b) Suas peças sugeriam que os padres fornicavam
c) Seus textos continham mais verdade do que seria desejável
d) Ironizava tanto a estupidez dos nobres como a vulgaridade dos camponeses
e) Só dois ítens acima estão corretos.

* * *
Gabarito 1

Questão 1
c) Numa carroça que simulava um altar, Téspis disse: “Eu sou Dionísio”.

Grossa túnica nos ombros e tosca máscara sobre o rosto, Téspis desceu solene e grave os degraus do altar que improvisara sobre uma carroça. E sem esperar que as pessoas se refizessem do inesperado, afirmou: “Eu sou Dionísio”. Foi um sacríligo e surpreendente momento das festas que a tradição reservava ao deus da alegria; foi também o instante em que, pela primeira vez, um obscuro e arrogante grego se fez aceitar como deus de carne e osso pelos atenienses. E foi o começo de uma aventura espiritual que atravessaria os séculos: o nascimento do teatro.

Questão 2
e) Nenhuma das respostas anteriores.

Aristóteles definia a catarse como algo que purificava a alma das paixões sufocantes: “Ao inspirar, por meio da ficção, certas emoções penosas ou malsãs, especialmente a piedade e o terror, a catarse nos liberta dessas mesmas emoções”.

Questão 3
b) Cântico improvidado das primitivas procissões dionisíacas.

Nas antigas procissões, ao menos em seus momentos mais alegres, os gregos ironizavam pessoas de todas as classes, não raro vestidos de animais e portando falos na cabeça. Essa ironia se manifestava através de cantos satíricos.


Questão 4
c) Excomungou todos os atores.

Durante o período de expansão política de Roma e na fase em que o Império mostrava sinais de decadência, a comédia popular manteve um público certo. E nem mesmo a adoção do Cristianismo - impondo seus valores a um mundo que se fragmentava - foi suficiente para mudar de imediato os costumes. O povo continuava vibrando com a licenciosidade do mimo e da pantomima. No século V, numa de suas primeiras manifestações de autoridade, a Igreja acabaria por excomungar os atores, medida que não foi suficiente para terminar com os espetáculos. Assim, no século seguinte, os teatros foram rigorosamente proibidos de funcionar.


Questão 5
a) O menestrel.

Dotado de impressionante versatilidade, o menestrel ocupou o lugar do poeta culto, especializado na balada heróica. Mas não assumiu apenas a função de poeta e cantor. Era músico, dançarino, dramaturgo, ator, palhaço e acrobata, executando divertimentos de todos os gêneros, desde as canções de baile às histórias de fadas e lendas dos santos. . Ele também sofreu a hostilidade do clero, diante do qual sucumbiram os cantores da corte nos séculos VIII e IX. Assim, a partir dessa época, multiplicaram-se os artistas errantes e vagabundos, que se viam obrigados a procurar seu público pelas estradas e feiras.

Questão 6
c) Proporcionar a ilusão de milagres e aparições de santos e diabos.

Além de truques técnicos, esses eventos também se caracterizavam pelo extremo luxo de seus figurinos, de uma riqueza extraordinária.

Questão 7
e) Todas as respostas anteriores.

Lope de Vega reduziu a 3 o número de atos, fundiu os elementos trágicos e cômicos, dinamizou a ação e a intriga, e repeliu as unidades aristotélicas de tempo e lugar. Suas comédias, que se caracterizam pelo lirismo e improvisação, dão mais importância ao dinamismo da ação do que à caracterização sociológica. Essas tendências foram inicialmente combatidas por Cervantes, que se manteve fiel às técnicas clássicas para criar seus dramas de caracteres e paixões, entre os quais Numância, considerada a melhor tragédia espanhola do século XVI.

Questão 8
e) Três ítens acima estão corretos.

Embora os intérpretes devessem seguir os achados cômicos (lazzi) e respeitar os roteiros básicos (canovacci), havia extrema liberdade de variações. Assim, era válida a idéia de que os diálogos se conjugassem com a fantasia do momento. Essa liberdade criadora, paradoxalmente, confinava-se a outra limitação: os atores fixavam-se sempre numa “máscara”, especializando-se em determinado papel, pelo qual ficavam famosos até a morte. Geralmente, o espetáculo mostrava um casal de namorados em luta contra a proibição dos pais, em meio a intrigas e acrobacias dos criados e intervenções do Arlequim, da Colombina, de Pantaleão, do Doutor e do Capitão.

Questão 9
e) Romeu e Julieta.

Certamente a mais bela e trágica história de amor já escrita, Romeu e Julieta gira em torno da paixão entre os protagonistas, ele pertencente à casa dos Montecchio, ela à dos Capuleto, famílias que cultivavam um ódio mortal entre si. Obviamente, nenhuma das famílias admite a possibilidade de uma tal união e a intolerância que exibem se exacerba durante a peça, conduzindo a um destino trágico.

Questão 10
e) Só dois ítens acima estão corretos.

Ao descrever impostores, falsos devotos e maus cristãos, Molière angariou a fúria dos censores. Suas peças continham mais verdade do que seria desejável. Sempre que pôde, o autor não deixou de criticar a estupidez dos nobres, com a mesma irreverência com que mostrou a vulgaridade de camponeses, pequenos comerciantes e burgueses.

____________________________

Múltipla Escolha 2


1) Em uma de suas peças mais famosas, Henrik Ibsen (1828-1906) coloca na boca do protagonista uma frase que se tornou célebre: “O homem mais forte do mundo é o que está mais só”. Que peça foi essa?

a) Casa de boneca
b) Peer Gynt
c) Hedda Gabler
d) O inimigo do povo
e) O pato selvagem

2) Stanislavski (1863-1938) influenciou de forma definitiva o trabalho do ator. Por quê?

a) Foi um dos maiores intérpretes de sua época
b) Cantava, dançava e representava com igual desenvoltura
c) Demonstrou o potencial expressivo do sapateado
d) Concebeu teorias sobre a arte de representar até hoje seguidas
e) Nenhuma das respostas anteriores

3) Embora a maior parte de sua obra se dirija ao público infantil, Maria Clara Machado também escreveu textos para adultos. Um deles é protagonizado por um casal idoso, envolvido numa atividade desconcertante. Você consegue identificar este texto?

a) Os embrulhos
b) As interferências
c) Tribobó-City
d) Um tango argentino
e) O boi e o burro a caminho de Belém

4) A primeira montagem de Vestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, direção de Ziembinski, é considerada um marco na encenação brasileira. Você saberia apontar a razão?

a) Até então, os atores apenas liam os textos em cena
b) Pela primeira vez foi utilizado um palco giratório
c) O palco foi dividido em três planos de atuação
d) Personagens masculinos foram interpretados por atrizes
e) Nenhuma das respostas anteriores

5) Um dos maiores sucessos do antigo Teatro Ipanema, hoje Rubens Corrêa, foi a peça O arquiteto e o imperador da Assíria, de Fernando Arrabal. A montagem revelou ao público um jovem ator que se tornaria um dos mais importantes do país. Quem era esse ator?

a) Antonio Fagundes
b) Pedro Paulo Rangel
c) Marco Nanini
d) José Wilker
e) Otávio Augusto

6) Após brilhante trajetória no teatro inglês, o encenador Peter Brook foi para Paris, onde fundou um grupo reunindo atores de todo o mundo, com o objetivo de pesquisar novas formas de linguagem. Dentre outros, dois espetáculos desta nova fase causaram grande impacto. Quais seriam?

a) Os Iks
b) Claudinha está lá fora
c) O interrogatório
d) Mahabharata
e) Confissões de adolescente

7) Em seu texto À margem da vida, Tennesse Williams impôs à narrativa uma estrutura não convencional. Em que consistia ela?

a) A trama se passava sempre num tempo futuro
b) Todas as cenas eram baseadas no Teatro Nô
c) Várias passagens não continham texto algum
d) O personagem Tom narrava e vivia a história
e) Nenhuma das respostas anteriores

8) O ator e diretor Carlos Wilson, o popular Damião, estudou e deu aulas no Tablado durante muitos anos. A ele devemos algumas iniciativas que, com o tempo, haveriam de virar uma verdadeira coqueluche. Você identificaria alguma abaixo?

a) Criou o primeiro grupo experimental do Rio
b) Adaptou para o palco vários poemas épicos de Brecht
c) Adaptou para o palco clássicos da literatura brasileira
d) Fez teatro com e para adolescentes
e) Duas respostas estão corretas

9) Embora jamais tenha conseguido êxito em sua carreira como diretor, já que todos os espetáculos que encenou fracassaram, ainda assim Antonin Artaud é um dos principais nomes do teatro no século XX. Por que razão?

a) Após se aposentar, virou excelente crítico teatral
b) Escreveu O teatro e seu duplo
c) Propôs um “teatro da crueldade”
d) Combateu fervorosamente o naturalismo
e) Três respostas estão corretas

10) Um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Plínio Marcos possibilitou a Tônia Carrero, na pele de uma prostituta, um dos melhores desempenhos de sua carreira. A peça estaria abaixo relacionada?

a) Abajur lilás
b) Quando as máquinas param
c) Dois perdidos numa noite suja
d) Barrela
e) Nenhuma das respostas anteriores

* * *

Gabarito 2

Questão 1
d) O Inimigo do Povo

A frase em questão é pronunciada pelo Dr. Stockmann ao final da peça, quando o vidro de uma das janelas de sua casa é estilhaçado por uma pedrada. Por acreditar que as fontes da cidade estão poluídas, ele denuncia o fato às autoridades. Estas, no entanto, se recusam a admití-lo, pois a cidade tem sua principal fonte de renda justamente no afluxo de turistas, que para lá se dirigem em busca de banhos purificadores. Interesses econômicos se sobrepõem à preservação da saúde da população e dos visitantes. Sujeito a um impiedoso e progressivo isolamento, mas incapaz de sujeitar-se aos que pretendem ocultar a verdade, o médico acaba chegando à conclusão de que “o homem mais forte é o que está mais só”. Esta situação foi descaradamente plagiada por Spielberg no filme O Tubarão.

Questão 2
d) Concebeu teorias sobre a arte de representar até hoje seguidas.

Ator, diretor e grande mestre de atores, o russo Constantin Stanislávski (1863-1938) criou e estimulou um estilo de atuação pautado na naturalidade, na fidelidade histórica e na busca absoluta da verdade. Escreveu, dentre outros, dois livros fundamentais: A Preparação do Ator e A Construção da Personagem, cuja leitura é essencial para todos aqueles que pretendem se tornar intérpretes.

Questão 3
a) Os Embrulhos

A trama gira em torno de um casal de idosos que, inconformado com a ordem recebida para deixar a casa onde moram, se recusam a fazê-lo e passam a empacotar tudo o que possuem. No final, embrulham-se a si mesmos, convertendo-se em objeto. Trata-se de um texto maravilhoso de Maria Clara Machado, que a autora dirigiu no Tablado com elenco liderado pelo falecido Ramon Pallut e Marta Rosman.

Questão 4
c) O palco foi dividido em três planos de atuação.

Esta certamente foi a grande novidade introduzida por Ziembinski. Até então, os espetáculos evidenciavam uma constrangedora pobreza imaginativa, como se o público só pudesse acompanhar narrativas lineares e levadas à cena de forma tradicional. Aproveitando a modernidade inerente ao texto de Nelson Rodrigues, o diretor situou presente, memória e alucinação em planos espaciais diferentes.

Questão 5
d) José Wilker

Até então praticamente desconhecido do grande público, a partir de O arquiteto e o imperador da Assíria - montagem dirigida por Ivan de Albuquerque, com elenco formado por Wilker e Rubens Corrêa - o intérprete viu sua carreira deslanchar, tanto no teatro como no cinema e na televisão. Uma curiosidade: convidado para fazer o papel do Arquiteto, Claudio Cavalcanti acabou recusando-o, quando então Wilker foi chamado a interpretá-lo.

Questão 6
Os ítens corretos são a e d.

Ambas as montagens, de natureza investigativa, reuníam profissionais de várias nacionalidades, sob o comando de Peter Brook.

Questão 7
d) O personagem Tom narrava e vivia a história.

No tempo presente, Tom fala diretamente com a platéia. Essa conversa se mescla a fatos que ele revive e dos quais participa. É o tempo passado, que constitui a peça propriamente dita.

Questão 8
e) Duas respostas estão corretas.

Carlos Wilson adaptou para o palco clássicos da literatura brasileira. Em seus espetáculos, dirigidos ao público adolescente, atuavam atores jovens, muitos dos quais fariam bela carreira profissional, como Felipe Camargo e Malu Mader.

Questão 9
Estão corretos os ítens b, c e d.

Tratados já foram escritos sobre Artaud. Mas nossa opção é reproduzir algumas palavras escritas pelo próprio artista, que ajudam a definir o teatro que buscava materializar:
Pretendo retornar às humanas ou inumanas fontes do Teatro e revivê-lo completamente. Tudo o que faz parte da opacidade e do fascínio magnético dos sonhos, tudo isso, essas obscuras camadas de consciência...queremos vê-lo triunfante no palco, ao risco de nos perdermos a nós próprios e nos expormos ao ridículo de um fiasco terrível...Vemos o Teatro como uma aventura verdadeiramente mágica. Não nos dirigimos aos olhos nem à emoção direta da mente; o que estou tentando criar é uma certa emoção psicológica na qual os recessos mais íntimos do coração serão trazidos à luz.

Questão 10
e) Nenhuma das respostas anteriores.

A peça em questão é Navalha na carne, que chegou à cena com direção de Fauzi Arap e elenco formado por Tônia Carrero, Emiliano Queiroz e Nelson Xavier. Os fãs de Tônia, habituados a vê-la em peças bem-comportadas, levaram um susto quando ela encarnou a prostituta decadente criada pelo autor. Mas, uma vez superado o espanto inicial, todos a aplaudiram a grande atriz, não só por seu brilhante desempenho, mas também pela coragem de dar um novo rumo à sua carreira.

* * *

Múltipla Escolha 3



1) Tida por alguns como incompreensível, Esperando Godot, de Samuel Beckett, foi recebida com entusiasmo por uma platéia que, teoricamente, não teria condições de apreender os conteúdos propostos pelo autor. Você sabe que platéia era essa e onde aconteceu a montagem?

a) Índios Sioux, planície do Arizona
b) Publicitários belgas, em Bruxelas
c) Presidiários de San Quentin, São Francisco
d) Prostitutas italianas, Roma
e) Seguidores do bispo Macedo, Del castilho

2) Uma das maiores atrizes nacionais de todos os tempos, Cacilda Becker cunhou uma frase que se tornou célebre. Ela estaria relacionada abaixo?

a) O teatro é o reino da sensibilidade
b) Não nos peçam para dar a única mrcadoria que temos para vender
c) Encenar dramalhões é conspurcar a Arte
d) Nelson Rodrigues é maior do que Shakespeare
e) Entrei para o teatro pensando em fugir de mim mesma

3) Um dos maiores críticos teatrais brasileiros, já falecido, estudou no Tablado, ali atuou como ator e diretor, e foi um dos fundadores da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Você sabe quem foi?

a) Henrique Oscar
b) Paulo Francis
c) Martin Gonçalves
d) Armindo Blanco
e) Yan Michalski

4) O maior sucesso carioca da temporada de 99 foi um musical baseado na vida e trajetória artística de uma de nossas mais festejadas compositoras e intérpretes. O espetáculo consta da relação que se segue?

a) Dolores
b) Crioula
c) Somos irmãs
d) Chiquinha Gonzaga
e) nenhuma das respostas anteriores

5) Um dos maiores diretores teatrais da segunda metade do século XX, o argentino Victor Garcia morreu na miséria, em Paris, ainda muito jovem. Esteve no Brasil em duas ocasiões, encenando espetáculos memoráveis. Quais seriam?

a) Fim de partida e Esta noite se improvisa.
b) Hamlet e A noite do iguana
c) O balcão e Cemitério de automóveis
d) Senhorita Júlia e As lágrimas amargas de Petra von Kant
e) Nenhuma das respostas anteriores

6) Autor de Fedra, Jean Racine (1639-1699) é considerado o maior trágico do classicismo francês. O que objetivou, fundamentalmente?

a) Expressar o desespero dos adolescentes apaixonados
b) Retratar os grandes mitos da cultura francesa
c) Modificar o comportamento das classes abastadas
d) Expressar o choque das paixões em versos alexandrinos
e) nenhuma das respostas anteriores

7) Ele ficou conhecido como o “Molière italiano”. Escreveu, dentre outras, as peças Arlequim, servidor de dois amos e Mirandolina. Quem seria?

a) Carlo Goldoni
b) Maximo Cavaliere
c) Domenico Scarlatti
d) Antonio Sachi
e) nenhuma das respostas anteriores

8) De autoria de Jorge de Andrade, A moratória é considerada uma das grandes peças da dramaturgia brasileira. Qual o seu tema?

a) A falta de moral das classes dominantes
b) A crise cafeeira do final dos anos 20
c) A perseguição aos judeus do interior do Paraná
d) A queda da bolsa em 1929
e) Nenhuma das respostas anteriores

9) Um dos principais grupos brasileiros, o Oficina tem sua trajetória associada sobretudo ao nome do encenador José Celso Martinez Corrêa. No entanto, antes dele, outros diretores estiveram à frente do grupo. Na lista abaixo, um deles está relacionado. Você conseguiria identificá-lo?

a) Aderbal Freire-Filho
b) Augusto Boal
c) Sérgio Britto
d) Gerald Thomas
e) Dois ítens estão corretos

10) Um dos maiores sucessos de Procópio Ferreira, Deus lhe pague foi montada recentemente no Rio de Janeiro, tendo como protagonista um ator que, até então, se destacara quase que exclusivamente como comediante. Quem seria?

a) Francisco Milani
b) Chico Anísio
c) Jô Soares
d) Benvindo Sequeira
e) Agildo Ribeiro

* * *

Gabarito 3

Questão 1
c) Presidiários de San Quentin, São Francisco

Quando o grupo Actors Workshop teve a idéia de exibir Esperando Godot para uma platéia de detentos, não foram poucos os que afirmaram que o evento seria um completo fracasso, em função da pouca instrução e informação dos presidiários. No entanto, segundo afirmaram diversos integrantes do grupo, poucas vezes uma platéia reagiu tão intensamente ao complexo texto de Beckett. E a explicação fazia sentido: assim como os protagonistas, os presos também vivem em função de uma espera, algo exterior à sua realidade cotidiana: quem sabe, a liberdade.

Questão 2
b) “Não nos peçam para dar a única mercadoria que temos para vender”.

A frase é perfeita em se tratando de teatro, pois muitos cultivam o singular hábito de pedir entradas grátis para espetáculos teatrais, esquecendo-se de que a bilheteria é destinada, entre outras coisas, a remunerar os profissionais que estão em cena.

Questão 3
e) Yan Michalski

Yan Michalski foi aluno de Maria Clara Machado no Tablado, onde atuou como ator em alguns espetáculos – dentre eles O embarque de Noé, no qual fazia o papel do Pingüim – e dirigiu O mal entendido, de Albert Camus.

Questão 4
a) Dolores

Douglas Dwigth e Fátima Valença escreveram o texto, cabendo a De Bonis assinar a direção. A montagem revelou, ao menos para o grande público, o talento de Soraya Ravenle, ótima atriz e cantora extraordinária, que encarnou com perfeição a grande compositora Dolores Duran – por sua atuação, Soraya recebeu o Prêmio Shell de melhor atriz de 99.

Questão 5
b) O balcão e O cemitério de automóveis

Os textos, de autoria de Jean Genet e Fernando Arrabal, respectivamente, receberam memoráveis versões cênicas. O primeiro, encenado em São Paulo no Teatro Ruth Escobar – que teve que ser completamente adaptado – tinha como cenografia uma estrutura de metal de altura correspondente a um prédio de quatro andares, e os atores misturavam-se à platéia durante a representação. Já o segundo, Levado à cena no Teatro Tereza Rachel, no Rio, tinha igualmente uma cenografia impressionante: carros enferrujados que se amontoavam e rampas por onde circulavam personagens guiando motocicletas.

Questão 6
c) Expressar o choque das paixões em versos alexandrinos.

Maior trágico do classicismo francês, Racine adaptou-se muito bem às unidades aristotélicas – tempo, lugar e ação. Suas personagens são vítimas de seus próprios sentimentos, com o conflito decorrendo de uma permanente luta entre razão e amoção.

Questão 7
a) Carlo Goldoni

Autor máximo do teatro veneziano, Goldoni (1707-1793) se inspirou na commedia d’ell arte para escrever suas principais peças de costumes. Durante muito tempo, contentou-se em criar roteiros para a livre improvisação dos atores. Entretanto, em 1738, introduziu uma novidade significativa: as falas do protagonista foram totalmente redigidas, constituindo o primeiro passo para a formulação de uma comedia nova.

Questão 8
b) A crise cafeeira do final dos anos 20.

Vinculado à sua experiência pessoal, Jorge Andrade tratou em A moratória o tema da crise cafeeira que abalou a economia de São Paulo. Como cenário histórico, aparece a decadência da aristocracia rural, absorvida pela nova burguesia industrial da capital.

Questão 9
c) Augusto Boal

Embora não tenha permanecido muito tempo no Oficina, Boal dirigiu dois espetáculos para o grupo: Fogo frio e A engrenagem .

Questão 10
d) Benvindo Sequeira

Comediante por excelência, o ator teve atuação surpreendente no dramático papel do protagonista, talvez o maior sucesso do célebre Procópio Ferreira.

* * *

Múltipla Escolha 4

1) Um dos fundadores do Tablado está na relação abaixo e foi dele a direção de O moço bom e obediente, primeiro espetáculo exibido no teatrinho do Patronato da Gávea. Você saberia identificá-lo?

a) Anibal Machado
b) Martim Gonçalves
c) Jorge Leão Teixeira
d) João Sérgio Marinho Nunes
e) Oswaldo Neiva

2) No mesmo ano de sua fundação, 1951, o Tablado encenou mais dois espetáculos. Quais seriam?

a) O pastelão e a torta
b) A moça da cidade
c) A sombra do desfiladeiro
d) Nossa cidade
e) A interferências

3) Levado à cena no Tablado em 1953, um dos textos abaixo marca a estréia de Maria Clara Machado como dramaturga. Você sabe qual é?

a) O boi e o burro no caminho de Belém
b) O rapto das cebolinhas
c) Pluft, o fantasminha
d) O Chapeuzinho vermelho
e) A bruxinha que era boa

4) E já que tocamos em estréia: você saberia dizer quando e em que peça Maria Clara Machado atuou como atriz pela primeira vez no Tablado?

a) 1954, Nossa cidade
b) 1955, O baile dos ladrões
c) 1958, O jubileu
d) 1951, O moço bom e obediente
e) 1953, A via sacra

5) Figuras de inestimável importância para o Tablado, colaboradoras fiéis de Maria Clara Machado “desde sempre”, Eddy Rezende Nunes e Vânia Velloso Borges atuaram na primeira versão de Pluft, o fantasminha, em 1955. Em que papéis, respectivamente?

a) Pluft e Julião
b) Maribel e Pluft
c) Sebastião e Tio Gerúndio
d) Julião e Maribel
e) Maribel e Mãe Fantasma

6) Sobrinha de Maria Clara Machado - de quem foi aluna e assistente durante 10 anos -, professora no Tablado, Cacá Mourthé é a atual diretora dos espetáculos infantis da casa. Das montagens abaixo relacionadas, todas assinadas por ela, você saberia identificar qual marcou sua estréia como encenadora?

a) O gato de botas
b) A gata borralheira
c) Pluft, o fantasminha
d) A Bela Adormecida
e) A coruja Sofia

7) Um dos maiores iluminadores do teatro brasileiro começou sua carreira no Tablado, de forma muito curiosa. Ainda adolescente, jogava peladas na pracinha em frente ao patronato e a bola seguidamente quebrava um vidro da casa. Foi então que Maria Clara o convidou a entrar para o Tablado - ao que parece, ao menos naquele momento, visando tão somente preservar o patrimônio da instituição. Você sabe quem foi o peladeiro que virou iluminador?

a) Maneco Quinderé
b) Aurélio de Simoni
c) Paulo Cesar Medeiros
d) Jorginho de Carvalho
e) Renato Machado

8) A figurinista Kalma Murtinho e a cenógrafa Anna Letycia, dois expoentes em suas atividades, começaram no Tablado, onde ainda colaboram com frequência. Você saberia apontar as montagens que marcaram a estréia de cada uma delas na casa?

a) A escola das viúvas
b) A bruxinha que era boa
c) O matrimônio
d) O embarque de Noé
e) O rapto das cebolinhas

9) Em 1971, o Tablado levou à cena um de seus maiores sucessos, o musical Tribobó City. Esta montagem marcou o início de uma maravilhosa parceria entre Maria Clara Machado e um músico que viria a assinar a autoria, arranjos e direção musical de vários espetáculos no Tablado. Você sabe quem é ele?

a) Carlos Lyra
b) Egberto Gismonti
c) Ubirajara Cabral
d) Cecília Conde
e) Reginaldo de Carvalho

10) Fundador e diretor do Asdrúbal Trouxe o Trombone - o mais marcante grupo jovem das décadas de 70 e 80 - Hamilton Vaz Pereira foi aluno de Maria Clara Machado e estreiou como ator no Tablado. Em que montagem?

a) Camaleão na lua
b) Maroquinhas Fru-Fru
c) Maria Minhoca
d) Os embrulhos
e) O pastelão e a torta

* * *

Gabarito 4

Questão 1
b) Martim Gonçalves

Questão 2
a) e b). O pastelão e a torta e A moça da cidade

Questão 3
a) O boi e o burro no caminho de Belém

Questão 4
d) 1951, O moço bom e obediente

Questão 5
d) Julião e Maribel

Questão 6
Aqui cometemos um engano. Embora Cacá Mourthé tenha efetivamente dirigido as peças citadas, seus dois primeiros trabalhos não foram relacionados, que são as encenações de O despertar da primavera (de Wedekind, montagem adulta) e A menina e o vento (Maria Clara Machado, infantil)

Questão 7
d) Jorginho de Carvalho

Questão 8
a) A escola das viúvas (Kalma Murtinho)
b) A bruxinha que era boa (Anna Letycia)

Questão 9
c) Ubirajara Cabral

Questão 10
a) Camaleão na lua

* * *

Múltipla Escolha 5



1) Em 1927, insatisfeitos com o predomínio de espetáculos que apenas objetivavam o riso, Álvaro e Eugênia Moreira fundam o Teatro de Brinquedo. Com que finalidade?

a) Fazer o espectador se emocionar
b) Gerar uma catarse coletiva
c) Provocar um sentimento de indignação
d) Mesclar o pensamento ao riso
e) Nenhuma das respostas anteriores

2) Escrita em 1932, Deus lhe pague, de Joracy Camargo, teve mais de 10 mil representações por todo o Brasil, ao longo de décadas, constituindo-se no maior sucesso de Procópio Ferreira. No entanto, muitos críticos consideram o texto insustentável. Por que motivos, ainda que estes possam ser contestados?

a) Trama inverossímil
b) Apelos melodramáticos
c) Superficialidade
d) Personagens mal construídos
e) Só três ítens estão corretos

3) A montagem de Ziembinski de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, em 1943, é considerada um marco no teatro brasileiro, pois tornou evidente a importância do
encenador. Até então, a cena obedecia rigidamente a algumas prioridades. Duas delas estão relacionadas abaixo. Você saberia identificá-las?

a) Os primeiros-atores raramente abandonavam o proscênio
b) As marcas eram realizadas em função da estrela da companhia
c) Sobre o protagonista insidia sempre uma luz especial
d) Os coadjuvantes tinham que falar mais baixo que o protagonista
e) Os figurinos do primeiro-ator (atriz) eram confecionados no estrangeiro

4) Dentre as montagens do grupo Oficina, de São Paulo, duas obtiveram enorme repercussão. Uma foi estruturada dentro dos princípios do realismo stanislavskiano; a outra rompia com essa estética e objetivava, entre outras coisas, estabelecer um novo relacionamento entre palco e platéia. Os dois espetáculos estão abaixo relacionados?

a) A visita da velha senhora
b) Coriolano
c) Pequenos-burgueses
d) O rei da vela
e) Os ítens C e D estão corretos

5) Em 1966, um espetáculo brasileiro, realizado por um grupo amador - o TUCA, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - ganha o Festival de Teatro de Nancy, na França. O texto, um poema de João Cabral de Melo Neto, foi musicado por Chico Buarque e dirigido por Silney Siqueira. Você conseguiria apontá-lo?

a) Auto da Compadecida
b) O santo inquérito
c) Viúva, porém honesta
d) Morte e vida severina
e)Dona Flor e seus dois maridos

6) Com a tomada do poder pelos militares em 1964, intituiu-se a Censura, sob o pretexto de proteger a nação de “mentes subversivas”. Muitos textos foram mutilados ou simplesmente impedidos de chegar à cena. Até mesmo Maria Clara Machado teve problemas com este famigerado órgão. Duas de suas peças chegaram a ser proibidas, ainda que mais tarde liberadas. Elas constam da relação que se segue?

a) O cavalinho azul
b) A menina e o vento
c) Maria Minhoca
d) O aprendiz de feiticeiro
e) Só os ítens C e D estão corretos

7) Ao longo dos últimos 25 anos, o diretor paulista Antunes Filho realizou algumas das mais brilhantes montagens exibidas no país. Mas muitos consideram a primeira, levada à cena em 1978, como sua realização mais impactante. Ela está abaixo relacionada?

a) Macunaíma
b) Paraíso Zona Norte
c) Trono manchado de sangue
d) Gilgamesh
e) Xica da Silva

8) Em 1971, o Teatro Ipanema exibiu um espetáculo fundamental para a história do teatro carioca. Não apenas pelo seu sucesso artístico, mas sobretudo pela relação de identificação e cumplicidade que estabeleceu com um público predominantemente jovem. Escrito por José Vicente, dirigido por Ivan de Albuquerque e protagonizado por Rubens Corrêa, o texto em questão é...

a) O arquiteto e o imperador da Assíria
b) A China é azul
c) As moças
d) Hoje é dia de rock
e) O assalto

9) Marília Pêra protagonizou, em 1973, um dos maiores êxitos de sua carreira, encarnando uma delirante, repressora e agressiva professora no monólogo de Roberto Athayde, encenado por Aderbal Freire Filho. Você sabe que texto foi este?

a) A paixão de Ajuricaba
b) O doente imaginário
c) Desgraças de uma criança
d) Apareceu a Margarida
e) O vôo dos pássaros selvagens

10) Da mesma forma que Roberto Atayde, Fernando Melo estreou em 1974 com um grande sucesso, que jamais conseguiu repetir. A peça consta da relação abaixo?

a) Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá
b) Viva o cordão encarnado
c) O último carro
d) Pelos caminhos de Minas
e) Nenhuma das respostas anteriores

* * *

Gabarito 5

Questão 1
d) Mesclar o pensamento ao riso

Questão 2
e) Só três ítens estão corretos - A, B e D

Questão 3
a) Os primeiros-atores raramente abandonavam o proscênio
b) As marcas eram realizadas em função da estrela da companhia

Questão 4
e) Os ítens C e D estão corretos

Questão 5
d) Morte e vida severina

Questão 6
e) Só os ítens C e D estão corretos

Questão 7
a) Macunaíma

Questão 8
d) Hoje é dia de rock

Questão 9
d) Apareceu a Margarida

Questão 10
a) Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá

______________________________

Múltipla Escolha 6

1) Contrariando o desejo de seu pai, que desejava vê-lo seguir sua profissão - estofador ordinário del-Rei -, Jean-Baptiste, após estudar num colégio jesuíta e cursar Direito, junta-se a uma família de atores (os Béjart) e com eles funda um grupo teatral, assumindo o cargo de diretor e adotando o nome de Molière. Qual o nome desta companhia?

a) Cena Aberta
b) Os Saltimbancos
c) Ilustre Teatro
d) Teatro dos Dez
e) Os Mambembes

2) Ao longo de 13 anos, Molière e seu grupo excursionaram pelas províncias francesas. Durante este período, o artista aprendeu o difícil ofício de administrar a companhia, lidar com as autoridades e enfrentar grupos rivais. Mas certamente seus maiores ganhos foram:

a) Atuar em todas as peças do repertório
b) Começar a escrever textos
c) Desenvolver projetos cenográficos
d) Descobrir sua vocação de figurinista
e) Só dois ítens estão corretos

3) Ao regressar a Paris, Molière e sua trupe conseguem se apresentar para o rei Luís XIV, então com apenas 20 anos. A tragédia exibida, Nicomède, não obteve êxito. Mas logo em seguida, uma farsa foi apresentada e muito aplaudida. Ela está na relação abaixo?

a) A duquesa insegura
b) Os deuses são fúteis
c) O médico amoroso
d) Corações infiéis
e) Nenhuma das respostas anteriores

4) Já contando com a proteção do monarca, Molière obtém seu primeiro grande êxito em 1659. Com qual texto?

a) Médico à força
b) As preciosas ridículas
c) O burguês fidalgo
d) O misantropo
e) Tartufo

5) Com A escola dos maridos, estreada em 1661, Molière trabalha pela primeira vez uma tese de alcance moral. Qual teria sido ela?

a) Uma educação mais liberal das moças
b) Respeito às deliberações paternas
c) As vantagens da fidelidade
d) Não devem existir segredos no casamento
e) Nenhuma das respostas anteriores

6) A primeira obra-prima de Molière, A escola de mulheres, levou o autor a sofrer uma intensa campanha de difamação. Seus detratores o acusavam de:

a) Imoralidade
b) Irreligiosidade
c) Falta de escrúpulos
d) Incentivo à libertinagem
e) Dois ítens estão corretos

7) Apresentada em 1664, Tartufo foi proibida logo em seguida, com muitos dos invejosos de plantão chegando a sugerir que Molière merecia a fogueira - o texto só seria completamente liberado em 1669. Qual o tema central da obra?

a) Crítica ao cosmopolitismo
b) Ironia contra a Igreja
c) Sátira implacável da hipocrisia
d) Paródia da nobreza
e) Nenhuma das respostas anteriores

8) Um gênero teatral influenciou muito Molière, a ponto de o autor se basear nele para criar alguns personagens equivalentes. Qual seria este gênero?

a) Tragédia grega
b) Farsas medievais
c) Autos de Natal
d) Commedia D’ell Arte
e) Cerimônias ecumênicas

9) Em seus textos, Molière busca os efeitos valendo-se de vários artifícios. Você conseguiria identificar algum na relação que se segue?

a) Contrastes
b) Simetrias
c) Repetições
d) Suspense
e) Todas as respostas estão corretas

10) Molière protagonizava uma de suas peças quando se sentiu mal e foi levado para casa, falecendo logo em seguida. A peça se encontra abaixo relacionada?

a) O doente imaginário
b) As artimanhas de Scapino
c) George Dandin
d) O misantropo
e) Médico à força

___________________________

Gabarito 6

Questão 1
c) Ilustre Teatro

Questão 2
e) Só dois ítens estão corretos - A e B

Questão 3
c) O médico amoroso

Questão 4
b) As preciosas ridículas

Questão 5
a) Uma educação mais liberal para as moças

Questão 6
e) Dois ítens estão corretos - A e B

Questão 7
c) Sátira implacável da hipocrisia

Questão 8
d) Commedia D’ell Arte

Questão 9
e) Todas as respostas estão corretas

Questão 10
a) O doente imaginário

_________________________

Múltipla Escolha 7


1 Nascido em 22 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, Shakespeare correu sério risco de vida ainda no berço. Você saberia a causa?

a) O recém-nascido apresentava problemas respiratórios
b) A mãe de Shakespeare não podia amamentá-lo
c) A cidade foi tomada pela peste
d) A casa onde morava pegou fogo
e) Nenhuma das respostas anteriores

2 Shakespeare ingressou no teatro como ator, em Londres, aos 23 ou 24 anos. Mas logo começou a escrever, sem jamais deixar de atuar, tendo iniciado sua carreira como dramaturgo com uma comédia - escreveria 17, ao todo. Ela consta da relação abaixo?

a) Comédia dos erros
b) A megera domada
c) Trabalhos de amor perdidos
d) Os dois cavaleiros de Verona
e) Nenhuma das respostas anteriores

3 Em 1590, atores saídos das trupes de Strange e de Lord Admiral formaram uma companhia, que ao longo dos quatro anos seguintes dominaria a cena na Inglaterra. Para este grupo Shakespeare entregou sua primeira tragédia. Qual seria?

a) Hamlet
b) Othelo
c) Macbeth
d) Rei Lear
e) Tito Andronico

4 Para este mesmo grupo, em 1592, Shakespeare escreveu a comédia A megera domada. Baseada em mitos folclóricos antigos e brutais sobre uma jovem esposa que é “domada”por um marido que a surra e aterroriza, a peça se concentra ostensivamente numa questão econômica. Mas também aborda outros temas. Eles estão aqui relacionados?

a) Erotismo
b) Subserviência
c) Poder
d) Remorso
e) Três ítens estão corretos

5 Alguns estudiosos acreditam que o mais chocante assassinato, dentre todos existentes nas peças de Shakespeare (aí incluíndo-se Othelo e Macbeth), ocorre em Romeu e Julieta. Ele envolve personagens abaixo mencionados?

a) Teobaldo e Mercúcio
b) Romeu e a Ama
c) Frei Lourenço e Julieta
d) Escalo e Páris
e) Nenhuma das respostas anteriores

6 De acordo com o encenador inglês Peter Brook, uma das maiores dificuldades dos atores na comédia Sonho de uma noite de verão é a criação de uma atmosfera de amor. Mas o diretor menciona uma dificuldade adicional, proposta por Shakespeare, que consiste na compreensão de que o sentimento amoroso não pode estar dissociado de:

a) Liberdade e imaginação
b) Liberdade e cultura
c) Imaginação e poder
d) Cultura e imaginação
e) Nenhuma das respostas anteriores

7 Não são poucos os que defendem a tese de que uma grande obra jamais pode surgir de uma idéia simples. No entanto, Shakespeare criou sua peça mais brilhante a partir de algo que nada tem de transcendental: informado de que seu pai fôra assassinado pelo irmão e atual esposo de sua mãe, um jovem príncipe fica indeciso quanto à atitude que deve tomar. Que texto é esse?

a) Othelo
b) Rei Lear
c ) Macbeth
d) A tempestade
e) Nenhuma das respostas anteriores

8 Uma das primeiras peças de Shakespeare, A comédia dos erros revela nítida influência do teatro grego e mais ainda do romano Plauto (254-184 a.C), fazendo alusão a acontecimentos políticos da França, motivados pela morte de Henrique III e a ascensão de Henrique de Navarra. Você saberia apontar uma das características mais marcantes da obra?

a) Lirismo exacerbado
b) Abundância de rimas
c) Versos alexandrinos
d) Personagens enigmáticos
e) Nenhuma das respostas anteriores

9 Principal artífice do assassinato do rei Duncan, em Macbeth, Lady Macbeth acaba sendo “punida” pelo autor. De que forma?

a) Ela enlouquece
b) Perde os filhos num acidente
c) Cai na miséria
d) O marido começa a traí-la
e) Nenhuma das respostas anteriores

10 Em Rei Lear, o protagonista comete uma terrível injustiça - que é o elemento disparador da trama. Contra quem?

a) O rei da França
b) O duque de Cornuália
c) Cordélia, sua filha mais jovem
d) Edgar, filho de Gloster
e) Nenhuma das respostas anteriores

________________________

Gabarito 7

Questão 1
c) a cidade foi tomada pela peste

Questão 2
d) Os dois cavaleiros de Verona

Questão 3
e) Tito Andronico

Questão 4
a, b e c - erotismo, subserviência e poder

Questão 5
a) Teobaldo e Mercúcio

Questão 6
a) liberdade e imaginação

Questão 7
e) nenhuma das respostas anteriores

Questão 8
b) rimas

Questão 9
a) enlouquece

Questão 10
c) Cordélia, sua filha mais jovem

_________________________

Múltipla Escolha 8


1. Entre 1920 e 1923, Brecht escreve suas primeiras peças. Alguma delas se encontra na relação abaixo?

a) Tambores na noite
b) Na selva das cidades
c) Eduardo II
d) Mãe coragem
e) Três ítens estão corretos

2. Em suas primeiras obras, Brecht revela afinidades com dois outros dramaturgos alemães, separados no tempo mas não no temperamento: Georg Büchner (1813-1837) e Frank Wedekind (1864-1918). Algumas dessas afinidades estão aqui apontadas?

a) Oposição às posturas morais dos primeiros românticos alemães
b) Oposição às atitudes messiânicas dos mesmos dramaturgos
c) Personagens centrais exibem um caráter sombrio
d) Protagonistas são criaturas do submundo
e) Todas as respostas estão corretas

3. A partir de 1924, Brecht começa a se afastar do expressionismo e a elaborar os fundamentos de uma nova forma de fazer teatro. Qual seria ela?

a) Teatro neo-romântico
b) Teatro épico
c) Teatro impressionista
d) Teatro gótico
e) Teatro da crueldade

4. Nessa mesma época, Brecht também começa a se interessar pelo teatro popular. Por que razão?

a) As atuações do cômico Karl Valentin
b) A possibilidade de realizar produções mais baratas
c) A comunicação mais imediata com a platéia
d) Sua crença no marxismo
e) nenhuma das respostas anteriores

5. A partir de 1933, Brecht opta por viver fora da Alemanha. Em que países?

a) Dinamarca
b) Estados Unidos
c) Suíça
d) Bélgica
e) Só três ítens estão corretos

6. No exílio, Brecht escreveu, dentre muitas outras obras, duas de evidente teor antifascista. Você saberia identificá-las?

a) Os fuzis da senhora Carrar
b) Terror e miséria do III Reich
c) A vida de Galileu
d) Mãe coragem
e) Os ítens a. e b. estão corretos

7. A maior parte dos estudiosos acha que Brecht sempre foi obcecado com um conflito, explicitado sobretudo em personagens de duplo caráter, como Shen Te e Shui Ta (A alma boa de Setsuã), as duas Anas (Os sete pecados mortais) e Puntila ébrio e Puntila sóbrio (O senhor Puntila e seu criado Matti). Que conflito seria esse?

a) Razão/emoção
b) Razão/ instinto
c) Emoção/instinto
d) Instinto/culpa
e) Nenhuma das respostas anteriores

8. Uma das mais significativas contribuições de Brecht como teórico foi a criação de um método conhecido como Distanciamento. Algumas de suas características estão aqui relacionadas?

a) Imparcialidade científica
b) Renúncia à identificação
c) Renúncia à empatia
d) Renúncia à ilusão
e) Todas as respostas estão corretas

9. Brecht escreveu duas óperas em parceria com Kurt Weill. Você saberia identificá-las na relação que se segue?

a) A traviata
b) Mademe Butterfly
c) A ópera dos três vinténs
d) Grandeza e decadência da cidade de Mahagonny
e) Os ítens a. e b. estão corretos

10. Ao retornar à Alemanha, em 1948, Brecht assume a direção do Berliner Ensemble. Dentre suas muitas realizações, uma ou mais estão relacionadas abaixo?

a) Testou na prática suas teorias teatrais
b) Encenou a maioria dos clássicos franceses
c) Adaptou Antígona (Sófocles), Coriolano (Shakespeare) e Don Juan (Molière)
d) Dedicou-se à montagem de óperas
e) Nenhuma das respostas anteriores

_________________________

Gabarito 8

Questão 1
e) três itens estão corretos (a, b,c)

Questão 2
e) todas as respostas estão corretas

Questão 3
b) teatro épico

Questão 4
a) as atuações do cômico Karl Valentin

Questão 5
e) só três itens estão corretos (a,b,c)

Questão 6
e) os itens ª e b. estão corretos

Questão 7
a) razão/emoção

Questão 8
e) todas as respostas estão corretas

Questão 9
Ítens c. e d.

Questão 10
Ítens a. e c.

______________________________

Múltipla Escolha 9

1) “Um mundo que pode ser explicado pelo raciocínio, por mais falho que seja este, é um mundo familiar. Mas num universo repentinamente privado de ilusões e de luz o homem se sente um estranho. Seu exílio é irremediável, porque foi privado da lembrança de uma pátria perdida tanto quanto da esperança de uma terra de promissão futura. Esse divórcio entre o homem e sua vida, entre o ator e seu cenário, em verdade constitui o sentimento do Absurdo”. Este pensamento foi formulado por um dos maiores escritores do século passado, também autor de peças notáveis. Seu nome consta da lista abaixo?

a) Albert Camus
b) Bertolt Brecht
c) Ariano Suassuna
d) Gabriel García Márquez
e) Nenhuma das respostas anteriores

2) Existem muitas formas de se definir o Teatro do Absurdo, muitos modos de encarar o gênero. Algo relativo a ele se encontra relacionado abaixo?

a) Tentativa de chocar o espectador, assustando-o
b) Humor desenfreado e isento de lógica
c) Sensação de que certezas inabaláveis desapareceram
d) Textos fragmentados com estrutura cinematográfica
e) Nenhuma das respostas anteriores

3) O irlandês Samuel Beckett é um dos expoentes do Teatro do Absurdo. Duas de suas peças mais famosas estão na lista que se segue. Você saberia apontá-las?

a) Fim de jogo
b) O amante de madame Vidal
c) Os fuzis da senhora Carrar
d) O interrogatório
e) Esperando Godot

4) Em sua primeira peça, A paródia, Arthur Adamov fez uma tentativa de dialogar com a neurose, de tornar concretos certos estados psicológicos. Na segunda, A invasão, enveredou por um caminho completamente diverso, tentando retratar:

a) personagens reais em situações reais
b) a angústia física decorrente da solidão
c) a insuportável ausência de Deus
d) embates amorosos de um casal paranóico
e) nenhuma das respostas anteriores

5) Decidido a aprender inglês, o romeno Eugène Ionesco comprou uma apostila: “Eu copiava frases inteiras com o objetivo de decorá-las. Mas, ao relê-las atentamente, o que aprendi não foi inglês, mas algumas verdades surpreendentes: que, por exemplo, há sete dias na semana, que o chão é embaixo e o teto no alto etc. Mais adiante, com o aparecimento de Mr. e Mrs. Smith, as lições se tornaram mais complexas - Mrs. Smith informa ao marido que eles têm vários filhos, que moram nas redondezas de Londres, que Mr. Smith trabalha num escritório, que o casal tem uma empregada chamada Mary..”. Uma vez concluído o manual, Ionesco escreveu sua primeira e talvez mais famosa peça:

a) Calígula
b) Noites brancas
c) A cantora careca
d) Desejo sob os olmos
e) A mandrágora

6) Ladrão confesso, assíduo freqüentador de prisões e homossexual assumido, o francês Jean Genet teve em Jean-Paul Sartre um de seus maiores admiradores. Uma de suas obras mais famosas foi apresentada em São Paulo, em inesquecível versão assinada por Victor Garcia. Qual seria?

a) Alto controle
b) As criadas
c) O balcão
d) Os negros
e) Os biombos

7) Jean Tardieu é o autor cuja obra apresenta a maior gama de experimentações - ele chegou a escrever uma peça na qual não aparece nenhum personagem. Na realidade, quase todos os seus textos são mais esquetes do que propriamente peças em um ato. Mesmo assim, algumas delas continuam a ser encenadas com freqüência. Dos textos abaixo, qual marcou sua estréia na cena parisiense?

a) Quem está aí?
b) A polidez inútil
c) Oswaldo e Zenaide
d) Havia multidões no solar
e) Só eles o sabem

8) Um dos mais poderosos autores do Teatro do Absurdo, o espanhol Fernando Arrabal deixou uma obra que tem, como uma de suas principais características, a presença de personagens que vêem a situação humana com olhos infantis. E sua crueldade advém do fato de que não compreenderam, ou sequer notaram, a existência de uma lei moral. Também como crianças, eles sofrem as crueldades do mundo como flagelos incompreensíveis. Pois bem: os três textos abaixo são de autoria de Arrabal?

a) Piquenique no front
b) Cemitério de automóveis
c) Fando e Lis
d) Só os dois primeiros
e) Sim

9) Maior dramaturgo inglês do Teatro do Absurdo, Harold Pinter escreveu peças memoráveis, inclusive algumas concebidas para o rádio. Em uma delas, só dois personagens falam, enquanto o terceiro permanece mudo!? Qual seria?

a) O quarto
b) O monta-carga
c) Festa de aniversário
d) O inoportuno
e) Uma ligeira dor

10) Em sua peça de estréia, o norte-americano Edward Albee elegeu como tema central a incapacidade de comunicação - o protagonista tenta desesperadamente estabelecer contato tanto com um cachorro quanto com outra pessoa, mas fracassa em ambas as tentativas. Este texto está abaixo relacionado?

a) A história do zoológico
b) O sonho americano
c) Um equilíbrio delicado
d) A morte de Bessie Smith
e) Nenhuma das respostas anteriores

__________________________

Gabarito 9

Questão 1
a) Albert Camus

Questão 2
c) Sensação de que certezas inabaláveis desapareceram

Questão 3
Os itens a e e estão corretos

Questão 4
a) Personagens reais em situações reais

Questão 5
c) A cantora careca

Questão 6
c) O balcão

Questão 7
a) a) Quem está aí?

Questão 8
e) Sim

Questão 9
e) Uma ligeira dor

Questão 10
a) A história do zoológico

________________________________

Múltipla Escolha 10

1. No século XVIII, durante o período colonial, os palcos norte-americanos eram dominados por:

a) Peças inglesas
b) Pantomimas
c) Óperas-balada
d) Operetas
e) nenhuma das respostas anteriores

2. O século XIX marcou a estréia das extravaganzas. Algumas de suas características se encontram abaixo relacionadas?

a) Enredos não necessariamente consistentes
b) Profusos efeitos de palco
c) Os atores eram invariavelmente cômicos
d) Tudo acontecia numa atmosfera extravagante
e) Dois itens estão corretos

3. Ainda no século XIX, surgiram as operetas, gênero criado pelo violoncelista alemão Jacques Offenbach, radicado na França. Em relação às extravaganzas, o que foi que mudou?

a) As melodias eram contagiantes
b) O estilo era operístico
c) A comicidade marcava as tramas
d) Sátira política e insinuações sexuais eram constantes
e) Todas as respostas estão corretas

4. O burlesco começou em Londres, e parodiava peças de Shakespeare, operetas ou óperas sérias populares em Londres. Quando o gênero foi exportado para os Estados Unidos, em 1840, fez enorme sucesso. Pois bem: dentre suas muitas contribuições ao teatro, algumas se encontram abaixo relacionadas?

a) Sacudiu a moral da época
b) Instituiu o formato em três atos
c) Mudou o papel da mulher no palco
d) Reforçou o apelo sexual
e) Todas as respostas estão certas

5. No início do século XX, a Broadway já contava com 33 teatros. Em 1903, Frank L. Baum escreveu o roteiro e as letras das músicas de um musical infantil que se tornaria um clássico. Qual seria?

a) O mágico de Oz
b) Florodora
c) A garota de Utah
d) A viúva alegre
e) Nenhuma das respostas anteriores

6. Shuffle along (1921), musical só com atores negros, revelou uma estrela. Seu nome consta da relação que se segue?

a) Josephine Baker
b) Laura Hamilton
c) Elizabeth Wingfield
d) Mariana Jones
e) O item correto é o C

7. A década de 50 dá início ao que se costuma chamar de “musical show” - grandes histórias contadas com canções memoráveis e coreografias modernas. Dentre os maiores sucessos do período, três se encontram abaixo citados. Você saberia identificá-los?

a) The king and I
b) My fair lady
c) West side story
d) The silence
e) Os ítens a, b e c estão corretos

8. Nos anos 70, Stephen Sondheim introduziu com muito sucesso o chamado “musical conceito”. Em quem consistia a novidade?

a) Shows construídos em torno de uma idéia
b) Valorização da história
c) Barateamento das produções
d) Só atores politizados eram admitidos
e) Todas as respostas estão erradas

9. Os mega-musicais ingleses ditaram a moda nos anos 80, tendo por características pouco peso intelectual, muitos efeitos especiais e marketing pesado. Dos musicais abaixo relacionados, dois fizeram um sucesso estrondoso. Você conseguiria...?

a) Cats
b) The phantom of the opera
c) Woman of the year
d) My one and only
e) Os ítens a e b estão corretos

10. Nos anos 90, os mega-musicais já não atraíam o mesmo público, o que inevitavelmente gerava prejuízos. É então que surge o chamado “musical de empresa”, patrocinado por empresas de entretenimento. Alguma das citadas esteve efetivamente envolvida com a produção de musicais?

a) Coca-Cola
b) Disney
c) IBM
d) Ford
e)Nenhuma das respostas anteriores

_______________________________

Gabarito 10

Questão 1
a) Peças inglesas

Questão 2
e) Dois itens estão corretos: a e b

Questão 3
e) Todas as respostas estão corretas

Questão 4
e) Todas as respostas estão certas


Questão 5
a) O mágico de Oz

Questão 6
a) Josephine Baker

Questão 7
e) Os itens a, b e c estão corretos

Questão 8
a) Shows construídos em torno de uma idéia

Questão 9
e) Os itens a e b estão corretos

Questão 10
b) Disney

___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário