quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gênero e raça são foco de prêmio nacional de jornalismo



Inscrições se encerram 31 de julho




          Com o objetivo de combater o racismo e todas as formas de discriminação racial com recorte de gênero, o Prêmio Jornalista Abdias Nascimento criou a categoria Jornalista Antonieta de Barros, a única entre as sete categorias com uma identidade própria da premiação. O vencedor levará R$ 5 mil.


          Com inscrições abertas até 31 de julho, o prêmio distribuirá R$ 35 mil para reportagens nas categorias: mídia alternativa ou comunitária, mídia impressa, rádio, televisão fotografia, internet e especial de gênero.


          A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis em www.premioabdiasnascimento.org.br


Categoria especial


          Antonieta de Barros foi uma das mulheres mais importantes do país no início do século 20. Nascida em 1901, começou no jornalismo nos anos de 1920, quando criou e dirigiu o jornal A Semana, mantido até 1927 em Santa Catarina. Na mesma década, dirigiu o jornal Vida Ilhoa. Ela foi também a primeira mulher a integrar a Assembleia Legislativa daquele estado. Por sua importância e pioneirismo, é a homenageada na categoria especial de gênero do Prêmio Abdias desde a 1ª edição, em 2011.


          Jornalistas de jornais, revistas, rádio, televisão, mídias comunitárias, mídias alternativas, internet e repórteres fotográficos podem concorrer nesta categoria com reportagens sobre as mulheres negras, por exemplo, e/ou sobre os problemas que as afetam (saúde, moradia, mercado de trabalho, violência contra a mulher, etc).


          Estão aptos/as a participar jornalistas com registro profissional que publicaram ou veicularam reportagens entre 1º de maio de 2011 e 31 de julho de 2012 nos meios de comunicação localizados/as em todas as regiões do país.


          O prêmio é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ). Conta com apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU).


          O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.


Informações: premioabdiasnascimento@gmail.com


Acompanhe nossas redes sociais:


Facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=100002524486629


Twitter http://twitter.com/#!/PremioAbdias


Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Home
______________________




















Nenhum comentário:

Postar um comentário