terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ciclo Roberto Athayde – 40 anos de carreira



          Em novembro de 2012 o Teatro Serrador abre as portas para uma série de leituras comemorativas das quatro décadas de produção teatral de Roberto Athayde, internacionalmente conhecido como o autor de “Apareceu a Margarida”, sua primeira peça, escrita em 1971 e estrelada por Marília Pêra em 1973, no Teatro Ipanema, sob a direção de Aderbal Freire Filho.

Após a antológica montagem carioca, seguiram-se 46 produções só na língua alemã, mais de quarenta na língua francesa, mais de trinta na inglesa, oito na língua grega, somando por volta de 300 encenações em mais de trinta países.

Grandes estrelas, como Annie Girardot (França, 1974) e Estelle Parsons (EUA, 1977) personificaram Dona Margarida, a tirânica professora. Depois da genial estreia, Roberto Athayde escreveria mais 28 peças teatrais, nos mais variados estilos, mas sempre com irreverência e espírito crítico, marcas registradas do autor.

Para comemorar seus 40 anos de carreira, o próprio Roberto Athayde (1949) escolheu as cinco peças que considera mais representativas de sua dramaturgia. “Apareceu a Margarida” abre o ciclo de leituras dramatizadas, coordenado por Luciana Guerra Malta.

Programação

- 07/11, quarta-feira - “Apareceu a Margarida” – Direção: Mônica Alvarenga

Com: Josie Antello

Sinopse: Na sua sala de aula, Dona Margarida encarna a opressão da alma humana por estruturas sociais arcaicas e nocivas. Duração: 70 min. (Classificação indicativa – 14 anos)

- 08/11, quinta-feira – “No Fundo do Sítio” – Direção: Dudu Sandroni

Com: Edney Giovenazzi

Sinopse: Casal de amigos de infância, já maduro, encontra-se num cenário em que tudo é de brinquedo. Duração: 60 min. (Classificação indicativa – Livre)

- 09/11, sexta-feira – “A Arquiteta e o Rei do Ladrilho” – Direção: Diego Molina

Com: Cia. Alfândega 88

Sinopse: Dondoca idealista se confronta com amor antigo por um subversivo. Duração:60 min. (Classificação indicativa – 14 anos)

- 15/11, quinta-feira – “Comédia Paradoxal – A Vida Mais ou Menos” – Direção: Tessy Callado

Com: Paula Wenke, Afonso Henrique Soares, Andrea Santiago e Diogo Pivari

Sinopse: Estilista de sucesso cheia de si tenta ajudar um empresário bem intencionado que perde dinheiro. Os dois se envolvem, sem deixar de lado as relações com pessoas do mesmo sexo. Duração: 70 min. (Classificação indicativa – 14 anos)

- 16/11, sexta-feira – “Juliette Castigada (e Justine recompensada)" – Direção: Roberto Athayde

Com: Betina Pons, Ângela Bellonia e Diogo Pivari

Sinopse: As famosas irmãs criadas pelo Marquês de Sade para simbolizar o mal e o bem reaparecem no século 21. Duração: 70 min. (Classificação indicativa – 14 anos)

▪ Sempre às 17:00, com entrada franca

Local: TEATRO SERRADOR – Sala Brigitte Blair - Rua Senador Dantas 13, Cinelândia, Rio de Janeiro. Tel: 2220-5033 www.alfandega88.com.br/teatroserrador

Capacidade: 318 lugares

Mais informações:
Luciana Guerra Malta
guerramalta@gmail.com
__________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário