sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Teatro tem festival internacional no Rio



          O TEMPO_FESTIVAL das Artes chega à 3ª edição como um dos destaques da agenda cultural do Rio, de 5 a 14 de outubro. São sete produções internacionais e seis nacionais, além de performances, filmes e oficinas, ocupando palcos e espaços ao ar livre. A programação começa com a catalã Angélica Liddell, na peça "Eu não sou bonita" (dias 5 e 6, às 21h), no Espaço Sérgio Porto, no Humaitá. Os franceses do grupo de teatro de rua Les Souffleurs fazem intervenções poéticas, no Largo da Carioca e na Central do Brasil, dia 5, e nas praias de Copacabana e de Ipanema, dia 7. Já o artista multimídia holandês Sander Veenhof é a atração do Oi Futuro, no Flamengo (6, às 20h, e 7, às 18h). Ele, que já fez exposição virtual no MoMA de Nova Iorque com tecnologia da realidade aumentada, promete “flashmob” com celulares.

          Entre as montagens nacionais estreia a versão integral da peça "Noites brancas", inspirada no conto de Dostoiévski, com direção de Thierry Trémouroux, belga radicado no Brasil. O espetáculo pode ser visto dias 7, 8, 13 e 14, às 20h, na sede da Cia dos Atores, na Lapa, com entrada franca, e continua a temporada até dia 29. É uma marca do Festival Internacional de Artes Cênicas desenvolver processos criativos ao longo do ano e propor que as ações continuem além do evento, como frisam os organizadores do projeto, Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias.

          O Recorte da Cena Holandesa é outro foco desta edição do Festival, que apresenta a geografia sociocultural de diferentes países. Em 2010, aconteceu a Mostra Chilena, e em 2011, a Argentina. Segundo os organizadores do TEMPO_FESTIVAL, ao reunir e estimular a criação artística, a Fundação Orkater tem papel de destaque na Cena Holandesa. Nos dias 8 e 9, às 21h, o grupo The Sadists, reunido pela Orkater, encena a peça "Alabama Chrome", no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, com rock, blues e country. Já o artista Dries Verhoeven prepara uma projeção poética diária, ao som de Händel, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, onde o espectador tem que usar telescópios para ver a instalação urbana "Adeus!" em um painel longe dali.

          No Espaço SESC, em Copacabana, vai ser apresentado "ROCCO – Um salto no escuro", do italiano Emio Greco e do holandês Pieter C. Scholten, dia 9, às 20h. A Cia Emio Greco
PC transforma palco em ringue, coreografando dança e boxe. Duas leituras dramatizadas de autores holandeses acontecem no mesmo espaço, com entrada franca. As peças são "Mac", de Jibbee Willems, dia 9, e "Veneno", de Lot Vekemans, dia 10, sempre às 19h.

          No Café Pequeno, no Leblon, de 11 a 14, no TEMPO A+, das 18h às 22h, o Festival promove encontro entre a plateia e os artistas, com teatro, performances, filmes e música grátis. Com patrocínio da Prefeitura do Rio, Fundo de Apoio ao Teatro (FATE) e Oi, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, co-patrocínio da CAIXA e parceria da CCR e do SESC Rio, o Festival tem ingressos a R$ 20, nos espetáculos com bilheteria. A programação completa está no site www.tempofestival.com.br
______________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário