quarta-feira, 15 de abril de 2015

Teatro/CRÍTICA

"Um recital à brasileira"

......................................................................
Emocionante encontro com a Poesia



Lionel Fischer




"Somos filhos da língua, ela é parte fundamental da nossa identidade. Somos irmãos de Portugal, separados por um Atlântico e unidos pela História. Unir poetas brasileiros e portugueses nos irmana ainda mais. A nossa bandeira é a Poesia". (Elisa Lucinda). "O espetáculo aproxima o público da poesia, que tantas vezes se viu sufocada pelo excesso de formalidades e pompas da habitual declamação". (Geovana Pires).

Extraído do release que me foi enviado, o trecho acima, assinado pelas duas intérpretes, resume as premissas fundamentais que norteiam "Um recital à brasileira", mais recente produção da Companhia da Outra. Em cartaz na Sala Tônia Carrero (Teatro do Leblon), a montagem conta com roteiro e direção de Elisa Lucinda e Geovana Pires, com Amir Haddad assinando a supervisão artística. 

Já apresentada com grande sucesso em diversas cidades brasileiras e também em Portugal (em curto vídeo exibido, o escritor José Saramago profere emocionadas palavras sobre o espetáculo), a montagem reúne 32 poemas de autores como Adélia Prado, Fernando Pessoa, Manoel Alegre, José Régio, Mário Quintana, Bocage, Camões e da própria Elisa Lucinda, dentre outros. E se a qualidade dos poetas selecionados já valeria, em princípio, uma ida ao teatro, a forma como são ditos e encenados confere à presente empreitada um valor e um charme absolutamente especiais.

Desde que começou a dar aulas, há cerca de 15 anos, Elisa Lucinda sempre incutiu em seus alunos a ideia de que é possível dizer poesia sem ser chato. Ou seja: renunciando a empoladas impostações e gestos grandiloquentes, e priorizando a simplicidade e o entendimento. Sua ex-aluna e mais adiante professora e sócia da Casa Poema, Geovana Pires absorveu por completo os ensinamentos da mestra e a parceria entre ambas se mostra cada vez mais sólida e encantadora a cada novo trabalho.

Costuma-se dizer que há sempre uma distância entre intenção e gesto. Mas aqui não há distância alguma entre as palavras proferidas e as emoções que geram, posto que as palavras são ditas e vivenciadas de tal forma que a plateia tem a sensação de que elas brotam não do palco, mas de todos os corações presentes. Sem dúvida, um espetáculo que merece ser prestigiado de forma incondicional por todos aqueles que já amam a poesia e, certamente, por todos que começarão a amá-la a partir deste encontro tão essencial com Elisa Lucinda e Geovana Pires.

Na equipe técnica, Cristina Cordeiro responde por belos e sensuais figurinos, assim como por uma despojada cenografia composta por duas estantes e duas cadeiras, assim como por uma mesa farta de frutas, uma espécie de simbólico convite para degustações não necessariamente (ou exclusivamente) de natureza frutífera. Djalma Amaral ilumina a cena com simplicidade e eficiência.

UM RECITAL À BRASILEIRA - Textos de vários poetas. Roteiro e direção de Elisa Lucinda e Geovana Pires. Supervisão artística de Amir Haddad. Com Elisa Lucinda e Geovana Pires. Sala Tônia Carrero (Teatro do Leblon). Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário