sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Teatro/CRÍTICA

"O silêncio dos amantes"

..............................................................
Inesquecível encontro no Planetário


Lionel Fischer


Após um início de carreira esplendoroso, em que levou à cena vários espetáculos de altíssima qualidade, sendo dois deles memoráveis ("Escola de bufões" e "Epifanias"), o diretor Moacyr Góes foi aos poucos enveredando por outros caminhos - televisão, cinema etc - e logo muitos o acusaram de ter dado as costas ao teatro, pensando apenas em ganhar dinheiro, vendendo-se ao sistema. Quanto a ganhar dinheiro, trata-se de uma premissa básica, a menos que se seja herdeiro de algo que permita usufruir a vida sem trabalhar. Com relação a "vender-se ao sistema", tal acusação sempre nos soou não apenas descabida, mas sobretudo fruto de brutal inveja daqueles que não conseguiam atingir o sucesso de Góes em várias áreas.
Seja como for, agora Moacyr Góes está de volta, à frente de seu novo grupo, a Cia. Escola 2 Bufões, e exibindo um dos melhores e mais emocionantes espetáculos de sua brilhante trajetória. Em cartaz no Teatro Maria Clara Machado/ Planetário da Gávea", "O silêncio dos amantes" chega à cena com direção de Moacyr e elenco formado por Augusto Garcia, Carla Rosa, Giselle Lima e Leon Góes, que protagonizam quatro contos de Lya Luft - "A pedra da bruxa", "O anão", "O que a gente não disse" e "Um copo de lágrimas".
Embora as quatro narrativas sejam distintas, em todas elas existem pontos em comum, como a solidão, o desamparo, a desesperada tentativa de entender o outro, a perplexidade diante do não dito, muitas perdas e danos, doses exasperantes de intolerância etc. Em "O anão", protagonizado por Leon Góes, estamos diante de um menino de 10 anos obrigado a enfrentar o desprezo geral e sobretudo a aversão do próprio pai. "O que a gente não disse" nos mostra uma mulher (Giselle Lima) que tenta desesperadamente entender as razões do suicídio do marido. Em "Um copo de lágrimas", Augusto Garcia dá vida a um jovem que nos relata sua dolorosa convivência com uma mãe alcoólatra, com a montagem sendo encerrada com "A pedra da bruxa", onde Carla Rosa materializa o desespero de uma mãe ante o desaparecimento de um de seus filhos.
Tendo como material quatro textos de exepcional qualidade, Moacyr Góes construiu uma montagem ao mesmo tempo austera e impregnada de poesia, aproveitando ao máximo as possibilidades expressivas da belíssima cenografia de Paulo Flaksman, uma espécie de Caixa de Pandora de onde emergem os personagens e que pode perfeitamente ser encarada como a materialização do incosciente, com suas muitas entradas e saídas, fundos falsos, recanto misterioso onde habitam fragilidades, anseios, medos e toda uma vasta gama de emoções, algumas delas desconhecidas ou difíceis de serem nomeadas.
Com relação ao elenco, seria completamente injusto conferir a qualquer um dos intérpretes algum destaque, pois todos exibem performances de altíssima qualidade, na medida exata das exigências do texto - em todos os contos, os atores se emocionam profundamente, mas sem jamais permitir que essa emoção comprometa a narrativa, pois o que de fato objetivam é compartilhar com a platéia suas dolorosas experiências. Conduzidos com maestria por Moacyr Góes, Augusto Garcia, Carla Rosa, Giselle Lima e Leon Góes facultam ao público a rara possibilidade de um inesquecível encontro.
No complemento da ficha técnica, parabenizamos com o mesmo entusiasmo as expressivas contribuições de todos os profissionais envolvidos nesta maravilhosa empreitada - Ary Sperling (direção musical), Rafael Sperling e Leonardo Sperling (composições, teclados e violão), Inês Salgado e Fúlvia Costalonga (figurinos) e Paulo César Medeiros (iluminação). E cabe também registrar o excelente texto de Moacyr Góes que consta do programa. Efetivamente, o poeta está de volta à cena carioca.

O SILÊNCIO DOS AMANTES - Textos de Lya Luft. Direção de Moacyr Góes. Com a Cia. Escola 2 bufões. Teatro Maria Clara Machado/ Planetário da Gávea. De quinta a sábado, 21h. Domingo, 20h.

__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário