segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Teatro/CRÍTICA

"A geração Trianon"

...............................................
Deliciosa comédia na Laura

Lionel Fischer


"O empresário de uma companhia teatral de sucesso se vê em apuros financeiros com uma bilheteria de somente 106 espectadores. Resolve então tirar a peça de cartaz e substituí-la em uma semana por uma outra, escrita dentro deste mesmo prazo, por um jovem autor ainda desconhecido. O texto relata com muito humor, através de uma peça dentro da peça, os desafios e peripécias necessários para levar a cabo esta estréia em que atores entrarão em cena sem mesmo ter lido sua última cena na peça". Este trecho, extraído do ótimo release que nos foi enviado, resume exatamente o que é A geração Trianon.

De autoria de Anamaria Nunes, que, com este texto, ganhou o Prêmio Shell de Melhor Autor em 1998, A geração Trianon é o atual cartaz da Casa de Cultura Laura Alvim. Luiz Antônio Pilar e Cristina Bethencourt assinam a direção do espetáculo, que tem elenco formado por Licurgo (Primeiro Ator), Marília Medina (Primeira Atriz), Marta Paret (Segunda Atriz), Rogério Barros (Segundo Ator), Marcio Vito (Mota), Rodolfo Mesquita (Aprígio), Tracy Segal (Isolda), Rubens Camelo (Empresário), Rael Barja (Avisador), Marcos Damigo (Ensaiador), Antônio Alves (Ponto), Julia Deccache (Mocinha), Alex Reis (Autor), André Rocha (Mestre Quintino) e Christian Bizotto (Pianista).

Encenada (brilhantemente) uma única vez no Rio de Janeiro - em termos profissionais - pelo Grupo Tapa, direção de Eduardo Wotzik, A geração Trianon é uma peça deliciosa, uma espécie de vaudeville alucinado que mostra tanto o caos dos bastidores de uma companhia teatral dos anos 20 como, mais adiante, o resultado dos atabalhoados ensaios. E os méritos do texto não se resumem ao retrato de uma época, mas também à maestria com que a autora estrutura a narrativa, repleta de situações hilariantes e personagens muito bem construídos.

Quanto à montagem, esta exibe, sem dúvida, muitos méritos. De uma maneira geral, as marcações são quase sempre divertidas e inventivas, e o vertiginoso ritmo está em total sintonia com o material dramatúrgico. Como ressalva à direção, acreditamos que no "primeiro ato" os atores poderiam falar em um tom um pouco mais baixo, sem com isso diminuir a aflição generalizada.

Com relação ao elenco, seria aqui impossível detalhar todos os desempenhos. Ainda assim, destacamos as performances de Licurgo, Marta Paret, Rogério Barros, Rubens Camelo, Rael Barja, Marcio Vito e Marcos Damigo, com os demais exibindo performances cuja tônica é a correção.

Na equipe técnica, José Dias assina uma cenografia irrepreensível, o mesmo aplicando-se aos figurinos de Ney Madeira, à luz de Paulo César Medeiros e à música de Alexandre Elias. Cumpre também destacar as importantes participações de Rose Gonçalves (preparação vocal) e Toni Rodrigues (preparação corporal).

A GERAÇÃO TRIANON - Texto de Anamaria Nunes. Direção de Luiz Antônio Pilar e Cristina Bethencourt. Com grande elenco. Casa de Cultura Laura Alvim. Quinta a sábado, 21h. Domingo, 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário