terça-feira, 6 de junho de 2017

Teatro/CRÍTICA

"Estranhos.com"

..................................................................................................
Pertinente discussão sobre o que une e o que separa



Lionel Fischer



"Ele é um jovem blogueiro que faz estrondoso sucesso na internet com relatos sobre suas experiências sexuais. Ela, um pouco mais velha, é professora de literatura e escritora talentosa avessa ao mundo digital e das celebridades. Numa pousada no campo, Olivia e William se conhecem. Obra do acaso? Não, ato premeditado. William vai à procura de Olivia. Papo interessante sobre literatura. Ele sabe algumas coisas sobre ela. Ela sabe pouco sobre ele, já viu alguns de seus livros na livraria. Atração imediata. Mas os desejos deles caminham em direções opostas. Para onde a ambição os leva?" 

Extraído (e levemente editado) do release que me foi enviado, o trecho acima sintetiza o contexto em que se dá "Estranhos.com", da autora norte-americana Laura Eason. Em cartaz no Teatro das Artes, a montagem tem direção assinada por Emílio de Mello, estando o elenco formado por Deborah Evelyn e Johnny Massaro.

Muitas questões estão em jogo no presente texto, sendo a menos importante a atração entre os personagens e a breve história de amor que vivem - a menos que alguém encare o texto como uma comédia romântica e apenas isto. Em meu entendimento, os personagens poderiam ou não se relacionar amorosamente, pois o que realmente importa não é o que os une, mas o que os separa.

Objetivando sucesso como escritor, mas consciente das inevitáveis dificuldades, William cria um blog em que relata suas experiências sexuais e outras que inventa. Sua pretensão é óbvia: tornar-se uma celebridade e a partir daí despertar o interesse de uma editora importante. Olivia, ao contrário, nutre total aversão pelo universo virtual e por todas as trapaças a ele inerentes. Ela quer, sim, terminar seu novo livro (ainda que esteja insegura quanto à sua qualidade) e publicá-lo, mas não a qualquer preço. 

Assim, são as discussões que os personagens travam sobre os mecanismos capazes de retirar alguém do anonimato e conferir a esse alguém uma visibilidade que lhe permita materializar seus objetivos que me pareceu da mais alta pertinência. Como todos sabemos, o mundo está abarrotado de mediocridades que, mesmo assim, possuem milhões de seguidores nas redes sociais, ainda que nada do que dizem ou fazem tenha a menor importância. Não é o caso de William, que embora tenha vendido sua alma à tecnologia, não é desprovido de talento e por isso seus embates com Olivia não carecem de consistência. 

Exibindo ótimos diálogos, personagens muito bem estruturados e uma ação que prende a atenção do espectador ao longo de toda a montagem, "Estranhos.com" recebeu excelente versão cênica de Emílio de Mello. Neste sentido, cabe valorizar a criatividade das marcações, a precisão dos tempos rítmicos e, acima de tudo, a capacidade do encenador de extrair maravilhosas atuações do elenco.

Johnny Massaro está impecável na pele do jovem disposto a tudo para obter sucesso, cabendo ressaltar a forma como valoriza tanto o pragmatismo, arrogância e cinismo do personagem como sua eventual fragilidade e desproteção. O mesmo se aplica a Deborah Evelyn, certamente em uma de suas melhores performances. A Olivia que materializa convence em todas as passagens, seja naquelas em que a indignação a domina quanto em outras em que a insegurança e o desalento predominam. Cabe também ressaltar a ótima contracena entre os dois intérpretes, o que só se torna possível quando os atores se respeitam, confiam um no outro e no projeto em que estão inseridos. 

Com relação à equipe técnica, considero irrepreensível a contribuição de todos os profissionais envolvidos nesta mais do que oportuna empreitada teatral - Marcelo Escuñuela (cenário), Carla Garan (figurinos), Tomás Ribas (iluminação), Ivo Senra (trilha musical) e Sergio Flaksman (tradução).

ESTRANOS.COM - Texto de Laura Eason. Direção de Emílio de Mello. Com Deborah Evelyn e Johnny Massaro. Teatro das Artes. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário