quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nem me fale

Teatro/CRÍTICA

"Nem me fale"

..................................................
Boas idéias, textos irregulares


Lionel Fischer


Criada em 1991, a Companhia Estável de Humor já levou à cena inúmeros espetáculos, dentre eles "O malfeitor", "Tartufo", "Popeye, o marinheiro" e "Coração mamulengo", tendo recebido muitas premiações. Agora o grupo está em cartaz, no Teatro do Leblon, com "Nem me fale - a comédia". Mário Mendes e Carmen Leonora assinam texto, direção e também interpretam todos os personagens.
Estruturada na forma de esquetes, a presente montagem tem como tema central a dificuldade de comunicação entre as pessoas, ainda que por variadas razões. E o primeiro esquete apresentado, sem dúvida o melhor e ainda que revelando clara influência de Ionesco, nos mostra um casal de idosos que em momento algum consegue concordar, estabelecer um elo comum que lhe permita dar prosseguimento à conversa iniciada - eles confundem seus nomes, a relação que supostamente possuem, as recordações são sempre contraditórias etc. Muuito engraçado e ao mesmo tempo comovente, em nossa opinião este esquete poderia ter sido convertido em uma peça curta, dado seu sedutor potencial.
A partir daí, no entanto, os textos são muito inferiores, exceção feita àquele que exibe o encontro de duas senhoras que, por falarem tanto e ao mesmo tempo, jamais estabelecem um verdadeiro diálogo, ainda que acreditem que estão realmente conversando. Os demais carecem de maior interesse e não raro pecam por uma certa prolixidade.
Quanto ao espetáculo, este está em sintonia com o material dramatúrgico, com a dupla de diretores conseguindo criar marcas divertidas e imprevistas. Mas julgamos excessiva a duração de certas trocas de roupa, até por que os atores teriam plenas condições de executar bem os personagens sem a necessidade de caracterizá-los de forma tão detalhada.
Com relação ao elenco, consideramos Carmen Leonora uma das melhores atrizes de sua geração, possuidora de vastos e diversificados recursos expressivos. E Mário Mendes também é um profissional extremamente gabaritado. E justamente por isso gostaríamos de ver a dupla realizando algo mais consistente e não investindo seu talento em algo muito aquém do que podem realizar. No entanto, torna-se imperioso registrar que executam muito bem os personagens que criaram - na verdade, mais tipos do que propriamente personagens.
Na equipe técnica, destacamos os hilariantes figurinos de Olinda Mendes e os adereços e ambientação cênica de Helena Rangel, sendo corretas a trilha sonora de Charles Kahn e a iluminação de Wagner Dias.

NEM ME FALE, A COMÉDIA - Texto, direção e atuação de Carmen Leonora e Mário Mendes.
Teatro do Leblon. Terça e quarta, 21h. Quinta, 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário