segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

“Tom & Vinicius – o musical”

........................................................
Delicioso tributo a dois gênios


Lionel Fischer


Como todos sabemos, Tom Jobim e Vinicius de Moraes estão entre os maiores artistas que este país já produziu. O primeiro, célebre por suas composições e arranjos; o segundo, por sua obra poética. Mas quis o destino que ambos se tornassem íntimos e dessa intimidade surgiram composições memoráveis, cabendo a Tom escrever as músicas e a Vinicius as letras. Mas o presente espetáculo, “Tom & Vinicius – o musical”, em cartaz no Teatro João Caetano, não objetiva apenas mostrar a relação entre esses dois gênios, mas também oferecer ao público um retrato divertido e comovente de um dos períodos mais ricos de nossa música: o surgimento e consolidação da Bossa Nova.
De autoria de Daniela Pereira de Carvalho e Eucanaã Ferraz, “Tom & Vinicius – o musical” chega à cena com direção de Daniel Herz, direção musical e arranjos de Josimar Carneiro e elenco formado por Marcelo Serrado (Tom Jobim), Thelmo Fernandes (Vinicius de Moraes), Guilhermina Guinle (Lila Bôscoli e Lúcia Proença), Ana Ferraz, Carol Bezerra, Julia Gorman, Lílian Valeska, Luciana Bollina, Fábio Ventura, Luiz Nicolau, Marcelo Rezende, Marilice Cosenza, Pedro Lima e Ricardo Conti, que dividem o palco com os músicos Marcio Tinoco (piano), Pedro Aune (contrabaixo), Joça Moraes (bateria) e Levi Chaves (flauta, clarineta e sax tenor).
Como dissemos no parágrafo inicial, o espetáculo mostra a relação de amizade entre Tom e Vinicius, e também a maravilhosa parceria artística entre ambos, que resultou na criação de inúmeras obras-primas, como “Valsa de Eurídice”, “Pos causa de você”, “Desafinado”, “Ela é carioca” e “Samba de uma nota só”, dentre muitas outras – a montagem exibe 19 canções, em sua maioria já conhecidas pelo público.
Tendo por base a abrangente pesquisa de Maria Lúcia Rangel, Daniela Pereira de Carvalho e Eucananã Ferraz escreveram um ótimo texto, repleto de humor e humanidade, que faculta à platéia um amplo conhecimento da notável parceria entre Tom e Vinicius, assim como de suas vidas e seus amores, e do movimento que ajudaram a criar. E cabe ressaltar que a peça jamais assume conotações didáticas, mas flui com a leveza e graça típicas da Bossa Nova – incluindo, naturalmente, algumas passagens dramáticas, tanto musicais como narrativas.
Quanto ao espetáculo, Daniel Herz impõe à cena uma dinâmica em total sintonia com o texto, valorizando seus principais conteúdos de forma extremamente sensível e diversificada. Sem dúvida, uma montagem que merece ser prestigiada de forma incondicional pelo publico carioca.
No que diz respeito ao elenco, Thelmo Fernandes e Marcelo Serrado formam uma dupla irretocável, exibindo uma química deliciosa, plena de cumplicidades e evidente prazer no tocante à contracena. A mesma eficiência se faz presente nas interpretações de Guilhermina Guinle, absolutamente convincente tanto no papel de Lila Bôscoli como no de Lucia Proença.
Com relação aos demais atores/cantores, todos cumprem suas tarefas com a mesma energia e vivacidade dos protagonistas, cabendo ressaltar a excelência de suas performances tanto nas partes cantadas quanto naquelas em que o canto predomina, ambas fundamentais para o estabelecimento e fortalecimento dos múltiplos climas emocionais em jogo.
Na equipe técnica, destacamos com entusiasmo o trabalho de todos os profissionais envolvidos – Ronald Teixeira (cenário), Marcelo Pies (figurinos), Maneco Quinderé (iluminação), Josimar Carneiro (direção musical e arranjos), Márcia Rubin (direção de movimento), Deco Fiori (preparação vocal) e Rico Vilarouca, Renato Vilarouca e Camila Vidal (animação e vídeo), sendo também imperioso ressaltar a ótima participação dos músicos.

TOM & VINICIUS – O MUSICAL – Texto de Daniela Pereira de Carvalho e Eucanaã Ferraz. Direção de Daniel Herz. Com Marcelo Serrado, Thelmo Fernandes, Guilhermina Guinle e grande elenco. Teatro João Caetano. Sexta a domingo, 20h.

_________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário